Um ano após incêndio, grupo faz vigília em frente a prédio da boate Kiss

Posted by at 10:07 Comments Print

No dia que completa um ano do incêndio da boate Kiss que matou 242 pessoas, em Santa Maria (RS), familiares e amigos dos mortos fazem uma vigília desde às 23h de ontem (26) em frente ao local da tragédia.

Na noite de ontem, o grupo desenhou no asfalto 242 corpos representando as vítimas do incêndio em frente ao prédio onde funcionava a boate na rua dos Andradas.

Por volta das 3h, horário do início do incêndio, os manifestantes tocaram sirenes para acordar todos da cidade relembrando o dia da tragédia. A vigília deve se estender até às 8h quando os manifestantes devem sair em marcha pela cidade.

O grupo que organizou o protesto, o Movimento Santa Maria do Luto à Luta, postou em um página nas redes sociais que o objetivo é quebrar o silêncio e relembrar aos moradores da cidade que, um ano após a tragédia, ainda não houve justiça.

INCÊNDIO

A boate Kiss pegou fogo em 27 de janeiro do ano passado matando 242 pessoas. O fogo começou quando um integrante da banda Gurizada Fandangueira, que fazia um show no local, acendeu um artefato pirotécnico.

Faíscas atingiram uma espuma usada como revestimento acústico, que começou a queimar. Uma espessa fumaça preta tomou conta de todo o ambiente da casa noturna em poucos minutos, intoxicando os frequentadores.

Sobreviventes relataram que, antes de perceberem o incêndio, os seguranças teriam impedido os jovens de saírem sem pagar.

A maioria das vítimas morreu por asfixia durante a festa promovida por alunos da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Muitas foram encontradas amontoadas nos banheiros, por onde tentaram fugir do fogo.

No local, havia apenas uma uma porta, que funcionava como a única passagem de entrada e saída da boate. Bombeiros e sobreviventes quebraram a fachada da casa noturna a marretadas para retirar as pessoas.

A boate Kiss, com capacidade para até 691 pessoas, recebeu entre 900 e 1.000 no dia do incêndio, de acordo com a polícia.

A direção da boate Kiss divulgou nota afirmando que a casa estava dentro da normalidade e creditou o incêndio a uma “fatalidade”.

(Foto: Juliano Mendes/UOL)

(Fonte: Folha de São Paulo)

Destaques Nacional Últimas Notícias , , ,

Related Posts