Uchôa entra no roteiro do Circuito Turístico do Noroeste Paulista

Posted by at 8:42 Comments Print

A cidade de Uchôa tem um bom motivo para comemorar. Há cerca de dois meses, o município foi convidado a aderir ao Circuito Turístico do Noroeste Paulista desenvolvido pelo Sebrae. Com isso, é possível alavanca o potencial turístico trazendo visitantes até a cidade.

As cidades participantes do circuito são: São José do Rio Preto, Olímpia, Catanduva, Novo Horizonte, Sales, Ibirá, Tabapuã e Uchôa. A conclusão do guia pretende alavanca a indústria regional do turismo, atraindo visitantes até as cidades participantes.

O guia está sendo feito para elaborar uma segmentação no setor que são: atrativos turísticos, hospedagem, alimentação fora do lar, agenciamento turístico receptivo, artesanato e o comércio diferenciado, isto porque, segundo o Sebrae, o consumidor turista consome o conjunto todos esses segmentos são negócios em comum.

Para entrar no grupo, o poder público se comprometeu em fazer instalações na cidade, como placas com sinalização turística, centro de recepção ao turista e até a criação de site e contratação de guia turístico.

Um dos fatores que pesou na adesão de Uchôa ao circuito foi ter prontas pelo menos três atrações turísticas. O mais importante deles é a Estação Cultural, antiga estação ferroviária, abriga a biblioteca municipal, sala de cinema e importante acervo com fósseis de dinossauros encontrados na zona rural do município.

Uma das responsáveis na adesão do município de Uchôa ao circuito é a produtora rural Claudia Baffi Pellicciotta, 45 anos, ela acredita que a cidade no circuito, será mais lembrada pelos turistas. “Vai ter uma demanda maior de turismo, os turistas compra um pacote de cinco dias, ele na maioria das vezes, não quer ficar só por lá, quer conhecer outros lugares. E Uchôa está no meio do caminho do circuito turístico, o que farão eles virem até aqui também”, acrescenta.

O prefeito Cláudio Martins fala que os municípios pequenos têm que buscar uma vocação e acredita que o turismo rural é a melhor saída para o desenvolvimento da cidade. “Uma cidade pequena como Uchôa tem potencial que pode ser desenvolvido. É muito interessante tudo isso porque o guia vai estar colocando a mostra tudo aquilo que o município tem em relação ao artesanato e cultura”, conclui o prefeito.

O Circuito Turístico do Noroeste Paulista é um dos 17 outros circuitos do estado de São Paulo que o Sebrae apóia em todo o estado de São Paulo.

(Foto: Diogo De Maman)

Cultura Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts