Tribunal de Contas encontra irregularidades em construção de 230 casas populares em Potirendaba

Posted by at 7:02 Comments Print

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) encontrou irregularidades na construção de 230 casas populares durante o ano de 2008, em um conjunto habitacional de Potirendaba. O então prefeito da época Carlos Adalberto Rodrigues poderá pagar multa ou até devolver dinheiro aos cofres públicos.

De acordo com o relatório do Tribunal publicado no início do mês de abril no Diário Oficial do Estado, falhas como valor do contrato divergente do valor da proposta, indícios de favorecimento e direcionamento foram algumas das irregularidades apontadas.

A empresa “Sena Construções e Comércio LTDA” foi a vencedora pelo valor total de R$ 9,7 milhões para a construção do conjunto sem nenhuma outra concorrente.

Meses após apresentar a empresa Sena como vencedora da licitação, o TCE notificou a prefeitura de Potirendaba para prestar esclarecimentos sobre o motivo pelo qual não foi apresentado outros dois orçamentos, conforme prevê as regras licitatórias.

No ano seguinte, a prefeita eleita, Gislaine Franzotti, contratou a empresa “B & B Engenharia e Construção LDTA” e realizou a obra das 230 unidades em Potirendaba.

A diretoria geral do Tribunal de Contas realçou a gravidade das irregularidades encontradas, em especial a rescisão contratual sem justificativa quanto aos eventuais serviços prestados pela empresa contrata por Carlos.

A documentação levantada pelo TC será encaminhada ao Ministério Público que investigará o contrato da obra. Quando prefeito, Carlos teve as contas dos anos de 2006 e 2008 reprovadas pelo Tribunal de Contas.

Procurado pela nossa reportagem, o ex-prefeito informou que encerrou o contrato com a empresa ΓÇÿSenaΓÇÖ depois que viu que a empresa não tinha condições de fazer as casas dentro do prazo estimado por ele.

“Nós já fomos notificados pelo Tribunal e estamos preparando a justificativa. Temos 30 dias para apresentar esse relatório ao tribunal”, disse Carlos.

(Foto: Luiz Aranha)

Destaques Política Últimas Notícias , , , ,

Related Posts