Tradição, fé e milagre: Festas de Reis de Potirendaba reúnem milhares de pessoas

Posted by at 20:28 Comments Print

Nem mesmo a chuva e depois o sol forte atrapalharam as duas festas de Reis que aconteceram na tarde deste sábado (4), em Potirendaba. Mais de 15 mil pessoas visitaram a Companhia Centenária e a Companhia do bairro Guajuvira, na cidade.

A fé e a devoção são os dois fatores que levam, há anos, multidões de pessoas para prestigiarem os três Reis. Representados pelas companhias com palhaços e ao som da viola caipira, os grupos cantam versos e orações, um repertório cheio de emoção e religiosidade.

Considerados por muitos, milagrosos, os fiéis doam prendas e pedem graças aos três Reis Santos. A comerciante, Zélia Mendes Moretti, é rainha da festa do bairro Guajuvira e conta que pediu graças que foram alcançadas. “É muito bacana. Eu e meu marido já tínhamos a intenção de ser festeiros e esse ano viemos. É uma experiência abençoada”, diz.

Prova de que a fé não tem idade é José Carlos de Oliveira, de apenas 9 anos. Ele dança como palhaço em companhias de Reis desde os 6 anos de idade. “Eu tenho que fazer uma cirurgia de risco e meu avô fez uma intenção para Santos Reis. Quero ficar bom logo e tenho certeza que eles vão me abençoar”, fala o menino.

O funcionário público, Hélio Belotti, é um dos 500 voluntários que ajudam na preparação do churrasco que é servido para a multidão. Há mais de 20 anos ajudando, ele faz questão de contribuir e também pedir graças. “De quando eu me conheço por gente sigo Santos Reis. Todos os anos peço que a bandeira de Santos Reis visite minha casa e traga bençãos”, conta.

Nas duas festas que já duram mais de um século, quase 60 novilhas foram abatidas, além de porcos. Na Guajuvira, onde passaram mais de 10 mil pessoas, foram servidos mais de quatro mil quilos de churrascos, 2,3 mil quilos de linguiça, além de 1 mil quilos de carne moída, com 15 mil pães. Números que impressionam, mas tudo doado por fiéis que receberam graças dos três Reis.

(Fotos: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , , , ,

Related Posts