TRADIÇÃO: CIA de Reis de Potirendaba chega aos 87 anos reunindo dezenas de milhares de pessoas

Posted by at 7:16 Comments Print

165 novilhas. Esse é o número de animais arrecadados durante a peregrinação da CIA de Reis de Potirendaba para a realização da tradicional festa. Anualmente, mais de 15 mil pessoas participam do ato católico que acontecerá, no município, no dia 5 de janeiro do próximo ano.

Belchior, Baltazar e Gaspar são os três reis magos que visitaram Jesus e levaram presentes para saldar o novo rei da Terra. Por ser uma longa caminhada, os magos chegaram à Jerusalém 12 dias após o nascimento do menino Jesus, dando uma viagem de exatos 40 dias.

Em Potirendaba, há 87 anos, a Companhia de Reis do bairro Guajuvíra, celebra a festa dos Reis que muitos fiéis acreditam serem santos milagrosos. João Antônio Loureiro, atual presidente da comissão da festa, diz que tudo começou no ano de 1925 com a tradicional família Lourenço.

“Um grupo de homens e mulheres decidiu organizar uma festa para homenagear os Três Reis aqui em Potirendaba. Com uma estrutura bem menor e sem esse grande número de pessoas que temos hoje, eles conseguiram arrastar essa tradição até hoje”, explica Loureiro.

Anos mais tarde, Quintino, família tradicional da zona rural do município e que também já participava da organização, encabeçou a ideia que perdurou até o ano de 1992, data em que foi montada a comissão organizacional do evento.

Hoje composto por vários membros e auxiliares de famílias da cidade, o grupo tem por objetivo arrecadar prendas e promover o evento no bairro rural da cidade.

A bandeira de Reis, símbolo que representa a figura dos Três Reis Magos e que começou a caminhada na primeira semana de setembro, visitou mais de 1 mil casas entre famílias de Potirendaba e cidades da região.

Dona Elisabete Aguiar, 54 anos, conta que o ano de 2012 foi um ano abençoado pelos santos e por isso decidiu compartilhar a graça alcançada. “Graças aos três Reis esse ano para mim foi muito abençoado. Eu e meu marido tivemos ótimas conquistas e decidimos dar um jantar para os peregrinos e uma novilha como oferta”, conta a dona de casa.

Somando a prenda da dona Elisabete, 165 novilhas foram doadas pelos fiéis que também obtiveram alguma graça. Parte dos animais já foi leiloada a fim de arrecadar fundos e comprar o restante dos alimentos para a realização da grande confraternização que acontecerá no dia 5 de janeiro do próximo ano.

Anualmente, mais de 200 voluntários trabalham com a boa fé e o coração aberto para esse grande dia. Cidades vizinhas como Nova Aliança, Ibirá, Bady Bassitt e até de São José do Rio Preto também participam do ato de união.

Atos de união e confraternização como esse, onde tudo é distribuído gratuitamente, é que verdadeiramente simboliza a paz espiritual desejada por Jesus Cristo nas escrituras. Compartilhando a fraternidade e o amor à Deus é que festas assim duram eternidade.

Convite:

Dia 5 de janeiro de 2012.

Local: Bairro Guajuvíra – Vicinal saída para Mendonça

Valor: Toda a alimentação é gratuita

(Foto: Luiz Aranha)

Cultura Destaques Últimas Notícias ,

Related Posts