Time do São Miguel Futebol Clube é a paixão dos moradores de Uchôa

Posted by at 6:29 Comments Print

Um time com 54 anos de tradição, cheio de conquistas e histórias para contar. Essa é a equipe do São Miguel Futebol Clube, de Uchôa. Antonio Malimpenci, 80 anos, fundador do clube, decidiu homenagear o seu time de coração e usa as mesmas cores e escudo do time São Paulo F. C.

O grupo está sob o comando da terceira geração familiar. Frederico Ferro, 31 anos, neto de Seu Antonio é quem está à frente do time. “Apesar de estar no comando, o meu avô é o primeiro e único Presidente da equipe que, por sinal, acompanha tudo até hoje”, fala Diguinho, como é conhecido.

Diguinho fala que foi o avô, praticamente sozinho que construiu o estádio no bairro São Miguel. “Na época o campo era atrás da igreja e quebravam várias vidraças. Então meu avô ganhou um terreno do prefeito, na época, e, ele montou o campo para continuar a jogar”, completa o neto.

O grupo é considerado o principal time amador de Uchôa. Somente em 2013 já levantou dois títulos (Campeão da 1ª Copa Antonio Malimpensi; Campeão do 2º turno da 4ª Copa Intermunicipal de Futebol Amador de Tabapuã) e foi vice-campeão em outro.

O S.MF.C. conta com uma média de 30 jogadores, todos da cidade, a exceção fica por conta dos campeonatos, que o regulamento permite trazer alguns jogadores de outros municípios para reforçar os times.

Quem ajuda a administrar o grupo é Décio Henrique Dela Giustina, 27 anos, o Decinho. Desde junho de 2006, quando Diguinho assumiu o comando do time, é ele quem faz as anotações de todos os jogos, vitórias, derrotas e empates, assim como os gols marcados e sofridos, além do saldo de pontos. Nesse período foram 287 jogos, com 170 vitórias, 67 empates e 50 derrotas, aproveitamento de 67%. O São Miguel F.C marcou ainda 769 gols e sofreu 359 gols, saldo positivo de 410 gols.

Como todo time sempre há gastos, os próprios jogadores colaboram com o valor simbólico de R$ 2 por jogo. “O time é particular, ele é mantido com a colaboração dos jogadores e alguns patrocínios”, fala Decinho.

Decinho que, além de ajudar a administrar o time com o amigo, é o principal artilheiro da equipe nos últimos 10 anos. Foram 344 gols marcados em 386 jogos, média de 0,89 gol por disputa.

A turma nada mais é que um grupo de amigos apaixonados por futebol que, encontraram no time, uma forma de poder praticar o esporte, já que durante a semana, todos trabalham ou estudam. Desde a fundação do clube, em 1959, muitas pessoas conhecidas da cidade já defenderam as cores da equipe e fizeram história. Exemplo são os jogadores da década de 1970 e 1980. Formado por Pinta Roxa, Ari, Carlão, Zé Vicente, Ruizinho, Celso Macarrão, Braz, Baria, Tiãozinho, Titico, Índio, Sergio Ornelas e Miguel Gallo, o grupo conquistou o Campeonato Rural por vários anos seguidos.

Uma coisa é certa no time do São Miguel F.C, a tradição será mantida por muitos anos, porque a turma é apaixonada por futebol e eles têm a oportunidade de rever os velhos amigos ao menos uma vez por semana.

Curiosidades:

Antonio Malimpenci – fundador, primeiro e único Presidente do time, acompanha até hoje todos os jogos do time

Tiãozinho – Filho de Seu Antonio e pai de Diguinho, é considerado o melhor jogador da história do time

Diguinho – Neto de seu Antonio, jogador da equipe desde os 13 anos de idade é considerado o melhor goleiro do time

Decinho – Principal artilheiro do time nos últimos 10 anos. São 344 gols em 386 jogos.

Hino do São Miguel Futebol Clube

(Letra: Wilson Esteves)

São Miguel, São Miguel São Miguel

As suas glórias vão se somando na história

No passado seus feitos estão na memória

No presente suas conquistas dizem exatamente quem tu és

São Miguel, São Miguel São Miguel

Time do povo, da cidade

Formado por campeões

Desde 1959

És o time mais querido da cidade

Refrão

Salve, salve, oh São Miguel

O que seria desse nosso futebol

Sem você

Salve, salve, oh São Miguel

Glorioso tricolor

É, São Miguel

Glorioso tricolor

Confira mais detalhes no site do time:

(Fotos: Arquivo pessoal)

 

 

Destaques Esportes Últimas Notícias , , , , , ,

Related Posts