Temperaturas atingem 37ºC e chuvas já são 247% menores que 2018 em Potirendaba

Posted by at 9:59 Comments Print

Reportagem de 02 de fevereiro de 2019

O mês de janeiro fechou como um dos piores meses para chuva da história e também pelo recorde das altas temperaturas em Potirendaba. Termômetros chegaram a registrar 37º graus e a diferença de chuva de 2018 para 2019 foi de 247% a menos.

Segundo o auxiliar de apoio agropecuário da Casa da Agricultura de Potirendaba, Odécio Gonçalves, este é o pior janeiro dos últimos três anos. “É um fenômeno que está impedindo a formação de nuvens e com isso as altas temperaturas predominam. Infelizmente tivemos prejuízos no campo em todos os seguimentos, seja na lavoura, agropecuária, etc”, explica.

Em janeiro de 2017 choveu 181 milímetros em Potirendaba. Já no mesmo período do ano passado foram 363 milímetros e agora em janeiro deste ano, 104,7 milímetros, uma diferença de 247% de um ano para o outro.

Se não bastasse a falta de chuvas, as altas temperaturas também tem sido o assunto de todos os dias entre os brasileiros. Na estado do Rio de Janeiro os termômetros estão marcando 40ºC.

A explicação para isso, segundo os meteorologistas, está na ocorrência do fenômeno El Niño, que também causa alterações no regime pluviométrico em boa parte do país. Embora desta vez ele esteja classificado como de intensidade de fraca a moderada, é característico dele que eleve a temperatura do Brasil.

O El Niño também está envolvido no aumento de chuvas em algumas regiões e diminuição em outras. Enquanto as temperaturas não diminuem, a dica é beber bastante líquido, usar filtro solar e evitar ao máximo a exposição ao sol.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts