Técnico de enfermagem de 58 anos é o primeiro imunizado contra COVID-19 em Bady Bassitt (SP)

Posted by at 16:46 Comments Print

Quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

O técnico de enfermagem, Afonso Baroni Novato, de 58 anos, é a primeira pessoa imunizada contra a COVID-19 em Bady Bassitt (SP). Ele pertence ao quadro de funcionários que trabalha na linha de frente contra COVID-19 na Unidade Básica de Saúde Central (UBS), Alcimino Assis Lourenço.

O profissional que trabalha há nove anos na cidade e possui 18 anos de profissão, recebeu a primeira dose durante cerimônia que aconteceu às 15h00 desta quinta-feira (21/01), na própria UBS. Ele que já teve COVID-19, mora em Bady Bassitt com a esposa e os filhos que felizmente não foram infectados pela doença.

“A emoção é muito grande por ser o primeiro vacinado na cidade, por estar na linha de frente e é mais uma forma da gente se prevenir e prevenir as pessoas que a gente cuida todos os dias”, diz Afonso.

Sob escolta da Polícia Militar, as 275 doses foram trazidas para a cidade por equipes da Vigilância Epidemiológica, acompanhadas do Diretor Clínico do município, Isaac Machado. A cerimônia de imunização contou com a presença do prefeito da cidade, Luiz Antonio Tobardini (PSDB), do vice-prefeito Marrucão (MDB), o presidente da Câmara, Paulinho da Porcada, (PL), outros vereadores e demais autoridades.

A Coordenadora de Saúde de Bady, Roberta Amorim, acredita que essa quantidade de doses será suficiente para imunizar todos os profissionais de saúde do município.

“Nós temos hoje, na cidade, cerca de 280 profissionais da saúde e recebemos 275 doses. Como algumas pessoas decidiram não se imunizar, acreditamos que as doses serão suficientes para vacinar todos nossos profissionais”, exlica.

Só na UBS Central, cerca de 100 profissionais receberão o imunizante ainda hoje. Uma equipe da Vigilância Epidemiológica percorrerá as demais unidades de saúde imunizando os outros trabalhadores nos próximos dias. Além da UBS Central, a cidade possui ainda profissionais que atuam em três UBSs, três Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Centro Odontológico, Farmácia, Controle de Endemias, Vigilância Sanitária e também na Coordenaria de Saúde.

O Diretor Clínico da cidade, Isaac Machado, afirma que a Secretaria Estadual de Saúde já possui a segunda dose reservada para estes profissionais, mas que ainda não existe uma previsão para a liberação da segunda fase de imunização.

“Essa primeira fase estamos imunizando os profissionais da linha de frente que atuam na cidade. A segunda fase serão os idosos, porém, nós dependemos da liberação de novas doses e isso faz parte do Plano Nacional de Imunização, dependendo do Ministério da Saúde e também do Estado para estar vacinando o próximo público”, explica.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Covid-19 Destaques Últimas Notícias

Related Posts