Tarifas de ônibus tem novos reajustes; Aqui na região empresas subiram o valor da passagem em até 7,5%

Posted by at 20:13 Comments Print

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), autorizou reajuste nas passagens de ônibus intermunicipais neste domingo (16). Aqui na região da Gazeta a passagem de Potirendaba para São José do Rio Preto que antes custava R$ 4,1, subiu para R$ 4,4, representando um aumento de 7,5%.

O aumento foi aplicado também nas tarifas dos serviços rodoviários. As passagens tiveram reajuste de 6,54%. São considerados pela Artesp prestadores de serviços nestas linhas, ônibus de características rodoviárias, que ligam terminais a terminais e possuem venda de passagens com assento numerado. Os veículos possuem bagageiros e não podem transportar pessoas em pé.

Já as tarifas das linhas de ônibus suburbanos deveria ser reajustadas em até 7,24%, mas a empresa Expresso Itamarati que opera na maioria das cidades da Gazeta, reajustou 0,26% acima do permitido.

São considerados suburbanos os serviços prestados por ônibus seletivos ou de características urbanas, inclusive com portas diferentes para embarque e desembarque e com catracas, que podem transportar passageiros em pé respeitando a capacidade do veículo e que fazem paradas em pontos ao longo do itinerário fixo.

Segundo a Agência, o reajuste foi aplicado para compensar parte dos aumentos dos custos para a operação de transportes, como aumentos nos salários dos funcionários das empresas de ônibus e nos preços dos veículos, óleos lubrificantes e óleo diesel.

Segundo a Artesp, os percentuais de reajuste são menores que o acumulado da inflação apurada pelo IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo que desde novembro de 2012 registrou elevação de 9,02%.

Nós entramos em contato com a empresa Expresso Itamarati, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o aumento acima do estipulado pela Artesp.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts