Tabapuã confirma primeiro caso de sarampo na cidade

Posted by at 14:27 Comments Print

A Coordenadoria de Saúde de Tabapuã confirmou no início da tarde desta sexta-feira (30/08/2019), o primeiro caso de sarampo na cidade. O paciente que já havia sido imunizado é uma criança de 1 ano e dois meses.

Segundo a coordenadora de saúde da cidade, Karyna Camillo Pinto Iglesias, a confirmação veio através do Instituto Adolfo Lutz. Amostras de sangue da criança foram enviadas à instituição há 15 dias.

“Nós ainda estamos tentando entender esse caso, pois é uma situação completamente inusitada. A criança já tinha recebido a vacina, não frequenta creche, não saiu da cidade e apresentava sintomas que não eram tão comuns para o sarampo. Suspeitamos do caso há 15 dias e infelizmente agora veio a confirmação”, comenta.

Tabapuã possuía apenas este caso suspeito de sarampo. A criança que não teve o sexo e a identidade revelados felizmente está bem e não corre risco de morte.

A cidade está acima da meta de vacinação determinada pelo Ministério da Saúde, onde já alcançou 70% da população. Porém, o Estado de São Paulo é um dos mais afetados pela doença, que está presente em mais de 90 cidades e em todos os distritos da Capital.

Ainda de acordo com Karyna, uma força tarefa já foi traçada para aumentar a vacinação em todo o município. A Unidade de Saúde Central da cidade vai abrir neste fim de semana o dia todo.

“Vamos reforçar a vacinação em toda a cidade e pedimos que as pessoas procurem a unidade de saúde para se vacinar. Vamos estar atendendo das 8h às 17h neste sábado (31/08) na Unidade Central que fica na rua Paulo Guzzo, nº 1684, no Centro”, diz a coordenadora.

Crianças de 06 meses e adultos até 59 anos, devem realizar a vacinação contra o sarampo. Mesmo quem tomou a vacina e estiver em dúvida, deve procurar a unidade de saúde e se informar.

Os principais sintomas do sarampo são:
  • febre acompanhada de tosse;
  • irritação nos olhos;
  • nariz escorrendo ou entupido;
  • mal-estar intenso;

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior-arquivo)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts