SUPERAÇÃO: Depois de enfrentar câncer, atleta de Uchôa completa São Silvestre

Posted by at 7:11 Comments Print

Imagine você sendo um atleta amador que ama o que faz. Justamente numa das provas de rua mais tradicionais do país você descobre que algo não está bem com seu corpo.

Foi mais ou menos assim que o empresário e atleta, João Carlos Magalhães, 49 anos, descobriu que alguma coisa não ia bem. Durante o percurso de 15 km da Corrida Internacional de São Silvestre, no ano retrasado, João começou a sentir fortes dores abdominais.

“Um mês após a prova saiu o resultado do exame e deu que eu tinha um tumor no intestino do pior tipo. No dia 13 de fevereiro eu fiz a cirurgia. Foram seis meses fazendo o tratamento de quimioterapia”, fala.

A corrida de São Silvestre de 2012 foi à segunda prova após a sua recuperação. O empresário explica que só conseguiu superar tudo devido à força da família e a paixão que tem pelo esporte. “A quimioterapia é um tratamento muito sofrido, você não come, não tem sede, você não é ninguém, mas graças a Deus eu me recuperei com a ajuda da minha família e através do esporte que eu tive essa recuperação legal”, comenta.

A rotina de treinamento de Magalhães se deu dois meses após o término da quimioterapia. Ele conta que nos primeiros treinos ia caminhando e aos poucos passou a pegar o ritmo até voltar ter um bom preparo físico. Tudo para correr a prova de São Silvestre. “Eu fiz a inscrição da corrida. No começo o médico não autorizou, mas depois ele acabou aceitando”, diz.

João então teve dois meses para treinar e tinha feito, até então, uma única corrida, normalmente. Por ano, João faz 15 corridas. E seu tempo foi surpreendente, ele completou o percurso de 15 km em apenas 1h17m14s. Ficando em 354º lugar na sua categoria (45-49 anos) e 2.352º lugar na classificação geral. Num total de mais de 25 mil corredores.

No percurso da corrida, João fala que o final é a parte mais difícil da prova que pega quase 2 km de subida. “Se o atleta não tiver preparado não consegue terminar a prova, nesse trecho bastante gente começa a caminhar”, diz. “Se você fizer uma São Silvestre você nunca mais para de correr. E uma emoção tão grande quando termina a prova que você não quer parar mais”, fala o empresário.

Para finalizar, Magalhães recomenda a prática de esporte a todos. “Tira pelo menos 30 minutos para atividade física, você começa a se alimentar melhor, começa a dormir melhor. Entrou no esporte você muda sua vida para melhor. O próprio médico me disse que a recuperação de um adepto a atividades físicas é dez vezes melhor do que um sedentário”, completa.

A 88ª Corrida Internacional de São Silvestre aconteceu no dia 31 de dezembro e teve como vencedor o queniano, Edwin Kipsang, que completou a prova em 44m04s. O melhor brasileiro na prova foi Giovani do Santos que fez o percurso em 44m50s. Dos 25 mil corredores, apenas 65% ou 16.291 completaram a prova.

Foto: Diogo De Maman

Destaques Esportes Últimas Notícias ,

Related Posts