Subestação de energia de Potirendaba é entregue e consumidores tem dúvida se falta de energia será solucionada
Posted by Luiz Aranha at 6:00
Mais de seis meses após o previsto, a subestação de energia em Potirendaba finalmente foi entregue no fim do mês de novembro. A principal dúvida da população é se a falta de energia e os inúmeros prejuízos por quedas serão sanados de uma vez por todas.
Conforme a Gazeta já mostrou inúmeras às vezes a cidade enfrenta constantes interrupções no fornecimento principalmente quando chove, o que provoca prejuízos aos consumidores. A dona de um supermercado na cidade é uma dessas clientes que tem esperança na solução do problema.
“Já tivemos prejuízo em perder um freezer inteiro de sorvete que derrreteu, mas quando chove e tem essas quedas de energia tudo para e como temos açougue as carnes correm risco de estragar. Ainda é muito cedo para dizer se a subestação solucionou ou não o problema, a gente espera que sim, agora o jeito é aguardar e ver se vai resolver essa questão”, diz Sidilene Rodrigues Vieira.
Donos de dois postos da cidade decidiram parar de tomar prejuízos e instalaram dois geradores de energia elétrica. O investimento em cada um deles foi de no mínimo R$ 25 mil.
A entrega da subestação de Potirendaba estava prevista para o fim de maio deste ano, mas questionada, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) disse em junho deste ano que a obra estava concluída e que o conjunto elétrico estava na fase de testes de equipamentos e que a previsão da empresa era de que a subestação fosse entregue para a população na primeira quinzena de julho.
Participaram da cerimônia, além da prefeita de Potirendaba, Gislaine Franzotti, os prefeitos de Cedral, José Luiz Pedrão e o prefeito de Ibirá, Nivaldo Domingos Negrão. Vereadores e o prefeito eleito de Potirendaba, Flávio Alves, também foram conhecer a obra.
Atualmente o consumo de energia de Potirendaba gira em torno de 8 MVA e a capacidade da subestação é de 12,5 MVA, ou seja, vai suprir a demanda e automaticamente terá reserva para o crescimento da cidade.
Além de Potirendaba, a CPFL afirma que investiu quase R$ 5 milhões em melhorias na subestação do bairro Vila Ventura, em Ibirá. A unidade que já abastece Ibirá, Uchôa, Cedral e Potirendaba terá ainda maior capacidade de energia.
A mentora da construção da subestação é a CPFL, com verba financiada pelo Bando Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Mais uma vez, o gerente de negócios da concessionária de abastecimento de energia, Luis Antonio Gomes, garantiu que a subestação solucionaria definitivamente o problema de quedas de energia do município. A Gazeta vai continuar acompanhando o caso.
(Matéria publicada na edição impressa da Gazeta do Interior do mês de dezembro de 2016)
(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior-arquivo)
Related Posts
-
Potirendaba (SP) reduz quase 90% número de pacientes em tratamento contra COVID-19
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
20 Apr , at 12:38 PM
-
Univesp abre inscrição para cursos gratuitos em quatro cidades da Gazeta
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
20 Apr , at 9:41 AM
-
Dona de bar é presa com 8 tijolos de maconha dentro do carro em São José do Rio Preto (SP)
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
20 Apr , at 9:18 AM
-
Região inicia nesta terça vacinação de idosos entre 65 e 66 anos contra COVID
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
20 Apr , at 8:34 AM
-
Polícia Federal prende 11 pessoas por extração ilegal de areia no Rio Tietê
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias, Vídeos
19 Apr , at 5:02 PM