Split ou janela? O guia definitivo do ar condicionado

Posted by at 16:51 Comments Print

Conviver com aquele calor de verão, principalmente durante a madrugada, não é uma experiência agradável. Dessa forma, comprar  ar condicionado de qualidade faz toda a diferença.

Mas, com tantos modelos no mercado, escolher o aparelho ideal para sua casa pode ser um tanto complicado. Janela e Split são os tipos de condicionadores de ar recomendados para uso doméstico. Descubra como escolher o melhor para você e sua família.

Ar condicionado Janela

Esse tipo de aparelho é um dos mais tradicionais do mercado. Também conhecido como modelo convencional, o ar condicionado janela tem esse nome porque para sua instalação é necessário fazer um buraco na parede.

Normalmente o equipamento, que é bem fácil de instalar, fica no alto da parede (ou pelo menos do meio dela para cima). Dessa forma, é possível refrescar melhor o cômodo.

Como funciona o ar condicionado Janela

Esse tipo de ar condicionado possui apenas uma unidade interna. É lá que ficam localizadas a condensadora e evaporadora. O equipamento é a base de gás refrigerante R-22.

O sistema de funcionamento desse aparelho foi desenvolvido por Willis Carrier, em 1904, e logo foi adotado pelas indústrias. A tecnologia foi se aperfeiçoando, principalmente em termos de design, e nos anos 50, o uso doméstico se popularizou.

Potência

No mercado, você encontra modelos de ar condicionado Janela com opções de potência menores. Por esse motivo são recomendados apenas para uso residencial, de preferência em ambientes pequenos. Isso porque quanto menos BTUS, menos potente o aparelho é.

Confira os pontos fortes e fracos do ar condicionado Janela:

Vantagens

  • Baixo custo
  • Fácil instalação
  • Não precisa contratar alguém para instalar
  • Modelo tradicional no mercado
  • Ideal para ambientes pequenos

Desvantagens

  • Pouca potência
  • Alto consumo de energia
  • Barulho
  • Precisa fazer buraco na parede
  • Não tem ciclo quente-frio

Ar condicionado Split

Com um design mais moderno e inovações tecnológicas que agradam os consumidores, o ar condicionado Split é um dos mais vendidos no mercado brasileiro.

Esse tipo de aparelho condicionador de ar está disponível em diversos modelos. Alguns são ideais para ser usado em casas (Split Hi-Wall e Split Window) já outros são recomendados para uso em empresas e indústrias.

Como funciona

O ar condicionado split é considerado mais moderno em relação ao janela. Isso porque o sistema convencional inventado por Carrier foi aprimorado. A diferença é que o equipamento conta com duas unidades em seu interior. Na extremidade interna fica a condensadora. Já na parte mais exterior, a evaporadora.

Essa pequena mudança fez uma grande diferença na vida do consumidor, pois possibilitou que o aparelho não seja tão barulhento quanto o Janela, em que a parte onde ocorrem os ruídos fica do lado de fora do ambiente.

Além disso, se você escolher um modelo que possua ciclo quente/frio poderá aproveitar a temperatura ideal o ano todo. Já com tecnologia inverter irá deixar no grau desejado mais rapidamente e ainda economizar na conta de luz.

Potência

O ar condicionado Split conta com um índice de refrigeração maior. Então, se você gosta mesmo de frio, o ideal é optar por ele em sua casa. Os modelos vão de 9.000 BTUs a 30.000 BTUs.

Vantagens

  • Menos barulho do que o Janela
  • Variedade de modelos
  • Design mais moderno
  • Maior potência e mais funcionalidades
  • Economiza mais energia (se for inverter)

Desvantagens

  • Mais caro
  • Instalação precisa ser feita por profissionais
  • Precisa de autorização do síndico do condomínio para instalação em alguns casos

Qual ar condicionado é melhor para mim?

Os dois equipamentos são recomendados para uso residencial. Para acertar na escolha, o ideal é que você entenda o que é prioridade antes da compra.

Se você não pode gastar muito na compra, já tem até o buraco do ar condicionado Janela na parede do seu apartamento e não gosta de sentir aquele frio polar, o aparelho de sistema convencional é uma opção indicada.

Já se você pode pagar um pouco mais pelo equipamento, busca design diferenciado e prioriza potência, o ar condicionado split é a melhor escolha. A dica para economizar na compra é optar por lojas virtuais de confiança como, por exemplo, a Gazin Shop.

Já para gastar menos na conta de luz, o ideal é optar por um aparelho com tecnologia inverter e selo Procel A. O custo/benefício vale a pena.

(Foto: Divulgação)

Economia Últimas Notícias , , , ,

Related Posts