Sistema de Água de Uchoa cobra contas atrasadas de consumidores e desmente boato de privatização

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O Departamento de Água e Esgoto de Uchoa (DAE) está cobrando contas atrasadas de consumidores e desmentiu nesta última segunda-feira (27/05/2019), o boato de que o sistema seria privatizado.

De acordo com o chefe do departamento, Rodolfo Aurelio Fachinetti, a prefeitura começou a realizar a cobrança e corte do fornecimento para uma melhor gestão do órgão. Existe morador na cidade com mais de 70 contas em atraso.

“É injusto o inadimplente usufruir dos mesmos benefícios e qualidade de abastecimento de uma pessoa que paga em dia pelo seu consumo. Realizamos um levantamento, já iniciamos as cobranças e também alguns cortes, pois só fazendo assim para que o atendimento seja prestado com mais qualidade e eficiência”, diz.

Rodolfo diz que pelo menos 90% dos consumidores já procuraram o departamento para um acordo e tentar negociar a dívida. Algumas contas chegam até R$ 5 mil.

“No levantamento notamos que são valores altos e de pessoas que tem piscina em casa, utilizam água em abundância e até para lavar carro. Então só sentindo no bolso para começar a ter consciência”.

A tarifa de água e esgoto de Uchoa é uma das mais baratas da região. Para utilizar 10 mil litros de água na cidade o consumidor paga apenas R$ 24. Se levarmos em consideração que 50% deste valor é a tarifa de esgoto, o usuário está pagando apenas R$ 0,001 por um litro de água no município.

Nesta última segunda-feira (27/05), a prefeitura da cidade emitiu uma nota desmentindo o boato de que o sistema de água do município seria privatizado. Usuários de redes sociais afirmavam que o departamento seria vendido para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

“A Prefeitura Municipal de Uchoa vem a público informar que é falsa a notícia de que DAE (Departamento de Água e Esgoto) será privatizado para a SABESP. De acordo com o Prefeito Municipal Will de Carvalho, a atual administração nunca cogitou essa possibilidade, inclusive o órgão está realizando cobranças de contas atrasadas, para que o atendimento seja prestado com mais qualidade e eficiência”, diz trecho do documento.

(Foto: Agência Gazeta do Interior)

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