Sinal analógico de televisão será desligado hoje aqui na nossa região

Posted by at 12:05 Comments Print

O sinal analógico de televisão será desligado definitivamente às 23h59 desta quarta-feira (18/04/2018) para 20 cidades da região São José do Rio Preto. Com a mudança, os cerca de 250 mil domicílios da região assistirão à programação da TV aberta apenas pelo sinal digital, que tem muito mais qualidade de som e imagem, segundo as emissoras.

Para não deixar ninguém para trás, a Seja Digital contou com uma força-tarefa: centenas de pessoas ajudaram a informar e orientar a população sobre a mudança no sinal de TV. Cerca de 70 mobilizadores sociais, 80 antenistas, mais de 50 voluntários, entre estudantes e professores da área de tecnologia, além de dezenas de profissionais de entidades parceiras, atuaram como multiplicadores das informações.

Também foram distribuídos mais de 57 mil kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto, para as famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal. Muito mais do que apresentar uma nova tecnologia, todos os envolvidos nesse processo tinham como missão apoiar a população com informação sobre o desligamento do sinal analógico e ajudar a fazer o agendamento para retirada do kit gratuito”, ressalta a gerente regional da Seja Digital, Ângela Ribeiro.

A manicure Maria José Ortiz também faz parte dessa história. Ela instalou a antena e o conversor em sua TV de tubo e, além de receber o sinal digital, a moradora de Rio Preto foi uma das sorteadas na promoção Instalação Premiada. Na campanha, realizada pela Seja Digital, as famílias que retiraram e instalaram o kit gratuito concorreram a 15 prêmios de R$2 mil reais.

Muitas vezes as pessoas não acreditam que podem ganhar ou mesmo receber algum benefício e por isso nem correm atrás. Mas acreditem, tenham fé. Estava precisando tanto dessa ajuda e, agora, além de ter uma televisão que parece tela de cinema, com o prêmio eu vou poder comprar um fogão novo, que eu estava precisando”, diz a manicure.

Também firmaram parceria com a entidade 20 prefeituras da região e, como resultado, dezenas de servidores desses municípios atuaram como multiplicadores do projeto, como as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Nesses locais, cerca de 30 mil pessoas receberam orientação sobre o processo e a distribuição dos kits gratuitos. “A mudança do sinal analógico para o digital é um marco no avanço tecnológico e o município se empenhou para que todos aqueles que têm direito recebam seus kits”, reforça a secretária de Assistência Social de São José do Rio Preto, Maria Silvia Bastos Fernandes.

Mesmo após o desligamento do sinal analógico, a Seja Digital continuará distribuindo os kits gratuitos por pelo menos mais 30 dias. A expectativa da entidade é que a região de Rio Preto siga os passos de Brasília, São Paulo e Recife, e que em pouco tempo 100% dos domicílios não ficarão sem ver televisão.

Os canais de atendimento também continuarão à disposição da população para oferecer todo suporte necessário. O site www.sejadigital.com.br e a central telefônica 147 (ligação gratuita) continuam disponíveis para os moradores que ainda tiverem dúvidas sobre como se preparar para o sinal digital.

(Foto: Divulgação)

Cidades Destaques Últimas Notícias ,

Related Posts