Shopping de S. J. do Rio Preto recebe exposição da semana da síndrome de Down

Posted by at 12:01 Comments Print

Para marcar o 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, o Coletivo Irmãs Down e o Riopreto Shopping preparam uma semana com uma série de atrações que agregam apresentações culturais e performances, palestras com muitas informações e ainda a Exposição Mundo Down do fotógrafo Bruno Arantes e da artista plástica Stela Maria Atanázio.

A semana acontece dos dias 19 à 23 de março e a exposição se estenderá até dia 29 de março. O Lançamento da “EXPOSIÇÃO MUNDO DOWN” e da “SEMANA DA SÍNDROME DE DOWN” aconteceu no último dia 19.

A presidente do Coletivo irmãs Down, Stela Atanázio, explica que inicialmente o projeto previa apenas a Exposição fotográfica, com a parceria e apoio do Riopreto Shopping, mas a ação se expandiu e se transformou na Semana da Síndrome de Down, com atrações artísticas promovidas com alunos Down e palestras de especialistas em diversas relacionadas à causa.

“Não apenas pela arte. Quem convive de perto com o universo Down, como é meu caso, sabe da importância de quebrar as barreiras da inclusão e transformá-la apenas, em respeito. É isso que as Irmãs Down procuram”, conta Stela, mãe de Judah Atanazio, 22 anos, “um lindo Down”, como ela mesmo define.

Andreia Paiva Calijuri que é a mãe da Karolayne Cristina Paiva Calijuri, de 11 anos, (foto), são de Nova Aliança e estão no projeto há 2 anos. Ela fala da importância do grupo. “É muito acolhedor e bom saber que tem mães que lutam pela mesma causa e fazer parte deste projeto é um orgulho muito grande. Aqui todos nós lutamos pela igualdade de todas as causas e por uma sociedade que acolha todos como são”, afirma a mãe.

A presidente explica ainda que a proposta da Exposição Mundo Down é levar os artistas à seus mundos preferidos, mostrar suas habilidades e sonhos. Entre palácios, contos de fada, cozinhas afetivas, reproduções de filmes, shows e outros cenários de vivência e preferência de cada um dos meninos e meninas Down, que se mostraram grandes protagonistas de suas histórias, a Exposição flerta com o lúdico, mostrando realidades diárias dos pequenos grandes protagonistas.

SEMANA DOWN

Esta quinta-feira (22/03/2018) será reservada para apresentação musical de Armanda Sant’Anna ao piano e Adriano Reis ao violino. Já Lucas Atanazio falará sobre a superação de obstáculos. Para fechar a semana, a turma do Coletivo irmãs Down apresentará o desfile “Somos todos 21”.

UNIDAS PELA AMIZADE

O Coletivo Irmãs Down nasceu da amizade e da feliz coincidência de algumas amigas de longa data se tornarem mães Down. Estas amigas se reuniam nos finais de semana no Parque Ecológico, oportunidade perfeita de levarem seus filhos para brincar, fazerem novas amizades e se relacionarem.

Enquanto os filhos brincavam as mães conversavam sobre suas vivências como mães de filhos Down , suas dúvidas, expectativas e suas vitórias. No encontro do dia 16 de agosto de 2015 tiveram a ideia de criar um grupo no WhatsApp para facilitar a comunicação, para que pudessem conversar, trocar informações e também incluírem novas famílias com filhos Down. O grupo cresceu e hoje já são mais de 120 irmãs e irmãos Down.

SERVIÇO

Semana da Síndrome de Down no Riopreto Shopping e Exposição fotográfica Mundo Down do fotógrafo Bruno Arantes e da artista plástica Stela Maria Atanázio.
De 19 à 29 de março
Entrada gratuita

(Foto: Arquivo pessoal)

Cultura Destaques Últimas Notícias , , , ,

Related Posts