Shopping Azul está com alvará dos Bombeiros vencido desde 2017
Posted by Luiz Aranha at 11:44
Domingo, 24 de janeiro de 2021
O Shopping Azul que foi destruído por um grande incêndio no fim da noite de ontem e madrugada deste domingo (24/01/2021), não possuía o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) desde 2017. Mais de 160 lojas foram completamente consumidas pelas chamas.
Segundo o Tenente do Corpo de Bombeiros, Vitor Fogolin Silva, o incêndio começou por volta das 23h de ontem e só foi controlado mais de seis horas depois. Pelo menos 30 homens dos bombeiros trabalharam no combate às chamas.
“Atuamos com 10 viaturas, além do apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil, Semae, Usinas e vários outros órgãos. Foi um grande incêndio, que teve dano estrutural e que agora será avaliado por engenheiros da prefeitura”, explica.
O Tenente fala ainda que houve dificuldade no controle do incêndio, pois os hidrantes não estavam funcionando. Além disso, o alvará dos bombeiros do local está vencido há quatro anos.
“Tentamos utilizar o próprio sistema de controle de incêndio do Shopping, mas não sabemos o porque não funcionou. A caixa d’água estava cheia, mas talvez, até por conta do próprio incêndio, danificou a rede. A edificação não está com o Auto de Vistoria dos Bombeiros vigente, já possuiu, mas venceu em 2017”, explica.
Segundo o Coronel da Defesa Civil de São José do Rio Preto, Carlos Lamin, uma equipe de engenharia da Prefeitura da cidade vai avaliar os danos na estrutura.
“Agora vamos avaliar os danos do prédio. Já sabemos que pilares apresentam deformações e a caixa d’água do local corre risco de desabamento. Então estamos monitorando e acompanhando de perto a situação “, diz.
O Corpo de Bombeiros fará o trabalho de rescaldo do incêndio ainda durante todo este domingo. Muita fumaça ainda toma conta das ruas do Centro da cidade. Todas as mais de 160 lojas foram consumidas pelo fogo, salvando apenas a praça de alimentação.
Josimar Castro Amorin é comerciante no Shopping Azul há 20 anos e não sabe como vai sobreviver agora.
“Eu tinha loja de acessórios para celular e agora não sei como que vai ser daqui pra frente. Esperamos poder contar com o apoio e ajuda da Prefeitura”, fala.
O Prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, postou em suas redes sociais na manhã deste domingo que vai tentar encontrar saídas para acolher os comerciantes.
“Orientei que servidores façam todas as ações necessárias para garantir ao longo dos próximos dias, mesmo que de forma precária, o funcionamento dos ônibus intermunicipais e suburbanos. A partir desta segunda-feira vou orientar que os técnicos da Prefeitura, em especial da Procuradoria-geral do Municípios e as secretarias da Fazenda, Desenvolvimento Econômico e Assistência Social encontrem saídas para acolher os comerciantes que foram terrivelmente atingidos por este incêndio”, disse o Prefeito.
Além de utilizar do terminal urbano de passageiros, milhares de pessoas da região da Gazeta passavam pelo shopping. Muitas pessoas saíam de suas cidades para fazer compras no local.
(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)
Related Posts
-
H.B. de S. J. do Rio Preto tem 92% de leitos de UTI para COVID-19 ocupados
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
24 Feb , at 1:55 PM
-
Doria decreta lockdown das 23h às 5h em todo o estado de São Paulo
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
24 Feb , at 1:25 PM
-
Moradores pedem conscientização sobre envenenamento de gatos em Potirendaba (SP)
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
24 Feb , at 12:08 PM
-
Moradores reclamam de rua de terra inacessível em Termas de Ibirá (SP)
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
24 Feb , at 8:30 AM
-
Uchoa: TCE aponta irregularidades na prestação de serviços médicos por empresa terceirizada
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
23 Feb , at 11:42 AM