Seis cidades da Gazeta terão reajuste tarifário de 15,55% nas contas de energia elétrica

Posted by at 9:08 Comments Print

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta última terça-feira (3/07/2018) o índice de reajuste tarifário de 15,55% da Energisa Sul-Sudeste. Seis municípios da região de circulação da Gazeta terão reajustes.

O reajuste passa a valer já a partir do dia 12 de julho de 2018 para as nossas cidades de Elisiário, Urupês, Catiguá, Novais, Tabapuã e Nova Aliança. Os clientes de baixa tensão que correspondem a 70,70% dos consumidores da Energisa Sul-Sudeste, terão um efeito médio de 15,06%.

Dentro desde grupo estão os consumidores residenciais, com efeito de 14,96% e os consumidores comerciais e rurais, com efeito de 15,22%. Do total do valor reajustado, a maior parte diz respeito à compra de energia e não fica com a distribuidora – neste caso, ela apenas arrecada o valor na tarifa para pagar a compra de energia a agentes geradores.

A compra de energia teve impacto maior no reajuste tarifário deste ano – 13,30% – em função da situação hidrológica mais seca vivenciada no país nos últimos meses, que provocou maior acionamento de usinas termelétricas, que têm custo de energia mais caro, e do efeito da nova Receita Anual Garantida (RAG) calculada pela Aneel para as usinas repactuadas.

Do total reajustado apenas 0,24% ficarão com a distribuidora. O reajuste de tarifa é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – o chamado Reajuste Tarifário Anual – e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Destaques Economia Últimas Notícias , , , , , , ,

Related Posts