Segunda etapa de vacinação contra influenza deve imunizar idosos e outros grupos

Posted by at 11:53 Comments Print

Começa nesta segunda-feira (22/04/2019), a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em todo o país. Na segunda etapa, o Ministério da Saúde abre ao restante do público-alvo.

A primeira fase, que teve início em 10 de abril, vacinou crianças, gestantes e puérperas. Agora podem receber a vacina trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

No Brasil, devido a diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas. No caso específico do Amazonas, a circulação, de acordo com o ministério, segue o período sazonal da doença potencializado pelas chuvas e enchentes e consequente aglomeração de pessoas.

Até o final de março, antes do lançamento da campanha, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos. O Amazonas foi o estado com mais casos registrados, com 118 casos e 33 mortes. Por isso, a campanha foi antecipada no estado.

Em Potirendaba  a meta da Coordenadoria Municipal de Saúde é imunizar, pelo menos, 90% das 5.624 pessoas que são do público alvo. No dia 04 de maio acontece o Dia D de vacinação em todas as unidades de saúde. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.

Para quem trabalha, o Posto Central de Saúde de Potirendaba atenderá em horário especial do dia 22 a 26/04. A unidade funcionará das 8h às 20h neste período.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior-arquivo)

Destaques Saúde Últimas Notícias , , ,

Related Posts