Saúde de Uchoa (SP) amplia horário de atendimento de Unidades de Saúde na cidade

Posted by at 9:31 Comments Print

A Secretaria de Saúde de Uchoa (SP) iniciou nesta segunda-feira (01/06/2020), o Programa Saúde na Hora, que amplia o horário de atendimento nas Unidades de Saúde de Família (USF’s) da cidade. A flexibilização permite que pessoas procurem atendimento de saúde depois do horário de serviço.

Com a mudança, as USFs Central e do Bairro São Miguel estarão prestando atendimento médico de segunda-feira a sexta-feira das 7h às 19h. Segundo o o prefeito da cidade, Will de Carvalho, para a inclusão do programa o Secretário Municipal de Saúde Andre Bolsoni, apresentou um plano municipal em cumprimento das normas para sua contemplação.

“É com grande satisfação que venho comunicar os munícipes a inclusão do município ao programa Saúde na Hora, pois sabemos que o município necessitava da extensão do horário para atender os trabalhadores e outros pacientes que só tem disponibilidade nesse período, por isso, nós esforçamos muito para essa conquista”, diz.

A Secretaria diz que o atendimento odontológico também será prestado neste horário estendido, porém só iniciará depois do final da quarentena da pandemia da COVID-19.

O Programa Saúde na Hora foi lançado pelo Ministério da Saúde em maio de 2019 e viabiliza o custeio aos municípios para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o território brasileiro.

Dessa forma, o programa conta agora com a possibilidade de adesão em quatro tipos de formato de funcionamento em horário estendido: USF com 60 horas semanais, USF com 60 semanais horas com Saúde Bucal, USF com 75 horas semanais com Saúde Bucal e USF ou UBS com 60 horas semanais Simplificado.

O incentivo mensal pago pelo Governo Federal varia entre R$ 15 mil a R$ 59.866,00. Para ter direito ao benefício, os municípios devem cumprir o horário de funcionamento ininterrupto nos horários regular e estendido, o que inclui o horário de almoço e, ainda, o turno da noite ou aos fins de semana.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Covid-19 Destaques Últimas Notícias ,

Related Posts