Saúde de Potirendaba traça mutirão contra novo coronavírus

Posted by at 9:38 Comments Print

A Coordenadoria de Saúde de Potirendaba iniciou nesta terça-feira (17/03/2020), uma verdadeira força tarefa contra o novo coronavírus no município. Equipes de saúde receberam orientações e estratégias foram traçadas para evitar que o vírus chegue ao município.

Com um caso confirmado em São José do Rio Preto (SP), a grande preocupação está nos trabalhadores e pessoas que frequentam o município vizinho, já que ele fica a uma distância de apenas 35 quilômetros. O vírus é altamente contagioso e pode matar.

Segundo a coordenadora de saúde da cidade, Sarah Bossolo, agentes de saúde, enfermeiros, médicos, atendentes e todos os outros profissionais do município receberam as orientações e formas de prevenção ao vírus. Por conta disso as unidades de saúde nesta terça abriram mais tarde.

“Sabemos que é um vírus extremamente perigoso e muitas pessoas não estão levando à sério. Esse é o momento de prevenir para que ele não entre em nosso município, e, se caso entrar, temos que estar preparados”, afirma.

De acordo com o médico da unidade de saúde, José Mauro Morelli, quando houver algum caso suspeito, os funcionários estarão capacitados para lidar com aquele paciente.

“O mais importante de tudo é fazer com que esse vírus não se espalhe ainda mais. Então se caso chegar alguma pessoa com suspeita da doença imediatamente ela receberá uma máscara e já ficará isolada de outros pacientes, onde em seguida receberá o atendimento com os procedimentos devidos”, explica.

Felizmente Potirendaba não possui nenhum caso suspeito ou confirmado do novo COVID-19. Rio Preto possui 20 casos suspeitos e um confirmado.

“Não podemos deixar de tomar todos os cuidados como lavar bem as mãos, cobrir a boca ao tossir e principalmente evitar ao máximo aglomerações e sair de casa”, finaliza Sarah.

SINTOMAS:

O novo coronavírus causa infecções respiratórias brandas a moderadas de curta duração. Os sintomas podem envolver coriza, tosse, dor de garganta e febre. O vírus algumas vezes pode causar infecção das vias respiratórias inferiores, como pneumonia.

Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias

Related Posts