Saúde de Potirendaba (SP) intensifica combate à dengue com fumacê e arrastão

Posted by at 9:53 Comments Print

Quinta-feira, 21 de maio de 2020

Com 35 casos positivos de dengue, a Coordenadoria de Saúde de Potirendaba (SP) intensificou o combate à doença com arrastão e dedetização com fumacê. Com o objetivo de conscientizar a população, brindes estão sendo doados para crianças durante a campanha.

Ana Luísa, de 9 anos, ajuda a mãe a separar tudo o que pode acumular água dentro de casa e coloca na rua para o caminhão levar. O melhor de tudo é que ela ainda vai ganhar um brinde por fazer o dever de casa.

“Eu sempre falo para a minha mãe não deixar água parada em lugar nenhum para não servir de abrigo para o mosquito. Sou fiscal aqui em casa”, fala a criança.

Se todos seguissem o exemplo da pequena Ana, todas as cidades do país estariam livres de um mosquito que mata milhares de pessoas todos os anos. Só em Potirendaba, 35 casos de dengue já foram registrados de janeiro até agora, sendo que dois deles tiveram sinal de alarme e outros 98 ainda são suspeitos.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, o município já atingiu o limite de incidência acumulada das quatro últimas semanas epidemiológicas estabelecido para seu porte populacional. Com isso, segundo o Ministério da Saúde, a cidade já está enquadrada no perfil de alto risco de dengue.

Com o objetivo de diminuir o número de criadouros, agentes de saúde estão percorrendo todas as casas da cidade, seguindo todas as recomendações das autoridades de saúde, fazendo o uso de máscaras, luvas e álcool em gel. Como medida de segurança, eles vistoriam apenas os quintais e orientam os moradores a olharem com mais atenção dentro de suas casas.

Segundo a chefe da Vigilância Sanitária da cidade, Páscoa Moretti, uma situação atípica está ocorrendo no município, onde poucos criadouros do Aedes aegypti estão sendo encontrados, mas os casos tem aumentado.

“Comparado como outros anos, notamos uma diminuição no número de criadouros do mosquito e isso nos preocupa, pois temos confirmações de casos positivos. Por isso temos intensificado o arrastão, visitando todas as casas da cidade para não dar chance de proliferação da doença”, explica.

O arrastão em Potirendaba vai até o dia 10 de junho. Assim como a Ana Luísa, as crianças que separarem os materiais que possam acumular água, poderão trocar por brinquedos quando o caminhão passar.

Crianças trocam recicláveis por brinquedos durante campanha

Até esta última quarta-feira (20/05/2020), as equipes visitaram os bairros atendidos pela ESF 2 “Luiz Carlos Brandolezzi”; até o dia 29 de maio moradores dos bairros atendidos pelo Centro de Saúde “Cesarino Benfatti” serão visitados.

Já até o dia 09 de junho serão atendidos os bairros da ESF 1 “Antônio Abdala”; no dia 10 de junho, bairros da ESF 3 “Manoel Coiado Santiago”. No final de cada ação é feito um comunicado, onde em seguida, passa o carro “Fumacê” em todas a ruas. Os moradores devem abrir as janelas e portas, cobrir todos os alimentos e não ficar exposto ao veneno.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts