Saúde de Potirendaba fará plantão em praça pública para vacinar população contra gripe

Posted by at 11:23 Comments Print

A Coordenadoria de Saúde de Potirendaba fará no próximo sábado (11/05/2019), um plantão em praça pública para vacinar a população contra a gripe. Do dia que começou a campanha até agora, apenas 34,73% das pessoas do grupo prioritário de risco foram vacinadas.

É com base nestes números que a Coordenadoria está empenhada com plantões à noite, aos finais de semana e agora também em praça pública. O posto de vacinação será montado neste sábado na Praça da Matriz, das 8h às 12h.

Nos domingos 19 de maio, 26 de maio, 02 de junho e 09 de junho a coordenadoria de saúde também montará um ponto de vacinação que também antederá das 8h às 12h.

A meta é imunizar 90% das 5.624 pessoas que são do público alvo. A campanha começou no dia 10 de abril e vai oficialmente até o dia 31/05, mas até agora apenas 1.953 pessoas foram imunizadas contra a gripe em Potirendaba.

Devem receber a vacina crianças de seis meses a 5 anos; idosos com mais de 60 anos; professores; trabalhadores da saúde; puérperas; gestantes e pessoas com comorbidade. Em Potirendaba a menor procura pela vacina está entre pessoas com algum tipo de comorbidade.

A meta na cidade para este grupo é vacinar 1.266 pessoas, mas até o último levantamento feio a pedido da Gazeta nesta quinta (09/05), apenas 219 pessoas haviam se vacinado. Outro grupo com baixa procura é o dos trabalhadores da saúde, sendo que dos 21 profissionais, apenas 104 tomaram a dose.

A vacina é para proteger contra 3 tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e Influenza B. Em todo o país a meta é vacinar 59,5 milhões de pessoas, porém a procura está bem abaixo da média, segundo o Ministério da Saúde, com apenas 43,93%.

“Infelizmente algumas pessoas ainda tem a ideia de que a vacina faz mal e que provoca a gripe, por isso que a procura está baixa. Pedimos que as pessoas se vacinem o quanto antes, pois só a imunização pode garantir que a pessoa não contraia o vírus”, comenta a coordenadora da saúde, Sarah Bossolo.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts