Saúde de Potirendaba convoca homens para monitoramento e combate ao câncer de próstata

Posted by at 10:37 Comments Print

A Coordenadoria Municipal de Saúde de Potirendaba (SP) realizará um monitoramento em homens de 55 a 69 anos para o combate ao câncer de próstata. A ação em menção ao mês “Novembro azul” acontecerá no dia 13 de novembro às 18h no Centro de Saúde Cesarino Benfatti.

Será realizado o exame PSA, que é simples e indolor. A coleta é feita através de uma pequena quantidade de sangue e não existe contraindicação para realizar esse exame.

Segundo a Coordenadoria, pacientes com casos de familiares com câncer de próstata devem começar seu rastreamento após 40 anos de idade, principalmente para aqueles que possuem parentes diagnosticados com menos de 60 anos de idade.

Nas 48 horas que antecedem ao exame de PSA livre, o paciente não deve ejacular, fazer exercícios em bicicleta, andar de moto ou a cavalo. Além disso, no dia do exame o paciente deverá comparecer para fazer a coleta em jejum de três horas.

Ainda no local haverá palestra de conscientização sobre o câncer de próstata e também lanche após a coleta de sangue. O mês “Novembro Azul” é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

(Foto: Divulgação)

Destaques Saúde Últimas Notícias , ,

Related Posts