São José do Rio Preto vai enfrentar racionamento de água por falta de chuvas

Posted by at 11:43 Comments Print

Devido ao extenso período de estiagem, o Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (SeMAE), anunciou nesta quarta-feira (16/10/2019), um racionamento de água em São José do Rio Preto (SP). A decisão é por tempo indeterminado e vai atingir 40% da população.

O comunicado foi feito às 10h45 na sede da autarquia. O racionamento começa quinta-feira (17/10) e vai até fim do período de seca.

A estiagem, aliada ao alto consumo, diminuiu a oferta de água superficial do rio Preto colocando em risco todo o abastecimento e colapso dos equipamentos. A represa municipal que vem abaixando seu nível há vários meses é responsável por abastecer 30% de toda a população.

Segundo o Semae, antes da estiagem, a autarquia captava 450 litros de água por segundo, mas agora reduziu este número para 250 litros por segundo. Ao todo, 40% da população – 11 bairros – serão afetados com o racionamento.

“Rio Preto é uma cidade que consome mais que o dobro de água por morador e infelizmente já estamos começando a sentir as consequências disso. Pedimos a colaboração de todos para que não desperdicem água e não lavem quintais ou calçadas com água potável”, diz a gerente de operação e manutenção do Semae, Jaqueline Reis.

Os moradores ficarão todos os dias sem água das 8h às 11h e depois das 13h às 18h. Os bairros afetados serão:

Alto Alegre
Boa Vista
Castelinho
Eldorado
Jardim Urano
João Paulo 2º
Mansour Daud
Santo Antônio
São Judas Tadeu
Vila Maceno
Vila Diniz

(Foto: Reprodução Google)

Cidades Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts