Saiba quando trocar os pneus do seu carro

Posted by at 16:19 Comments Print

Você sabe a hora certa de trocar os pneus do seu carro? Parece uma pergunta simples de ser respondida, mas nem sempre os condutores acertam. Apesar de serem itens fundamentais dos veículos, os pneus só costumam ser lembrados quando dão problemas. Eles são o único ponto de contato entre o carro e a pista, portanto, são extremamente importantes para a sua segurança e desempenho na direção.

Muitos acreditam que os pneus devem ser substituídos somente quando estão furados ou excessivamente gastos –  “carecas’, como se diz popularmente. Ledo engano. Se guiar por esse senso comum pode te deixar exposto a acidentes e causar muita dor de cabeça na hora de reparar os estragos. O momento certo de trocar os pneus é definido por uma diferentes fatores como explicaremos a seguir.

Quando devo trocar os pneus?

A vida útil do pneu é informada pelos fabricantes, que determinam a quilometragem máxima que pode ser atingida com o item. Normalmente, esse número pode variar de 25 mil a 72 mil quilômetros rodados. Porém, há outros sinais que avisam que é hora de trocar os pneus do seu carro.

  • Atenção aos indicadores de desgaste: todos os pneus comercializados no mundo contam com o indicador de desgaste. Trata-se de um ressalto de borracha com aproximadamente 1,6mm de altura. Uma dica para saber se o desgaste chegou ao limite de segurança, é fazendo um teste com uma moeda de R$ 1. Coloque a moeda no sulco central do pneu. Caso consiga ver quase integralmente a parte dourada da moeda, providencie a troca imediata dos pneus. Caso enxergue uma pequena parte da área dourada, também já pode pensar em trocar. Se você não conseguir ver a parte dourada, é sinal de que a moeda entrou o suficiente no sulco do pneu e portanto, a substituição pode esperar.
  • Observe anomalias nos pneus: Se você identificar bolhas na superfície do pneu, tudo indica que houve rompimento do tecido ou da malha de aço. Furos ou buracos, por menores que sejam, podem provocar instabilidades ou ainda causar a destruição do pneu com o carro em movimento. Nesse caso, faça a troca urgente.
  • Sinta o volante: Se os pneus estiverem gastos de forma irregular, é possível sentir o volante vibrar ao dirigir. Esse é um sinal de que os pneus precisam de balanceamento. Mas se a vibração permanecer após o procedimento, o pneu deve ser substituído.

Dicas para comprar pneus corretamente

Fazer uma boa compra vai muito além de  comprar pneus baratos. Não abra mão de fabricantes e revendedores certificados. Como são itens de extrema importância, os pneus costumam custar caro. Confira outras dicas para garantir a compra do pneu correto para seu veículo.

  • Confira as instruções do fabricante: todos os pneus saem das fábricas com informações referentes a marca, modelo, medidas e dados que dizem se o pneu é radial ou diagonal. Siga as especificações do manual rigorosamente.
  • Leve em consideração a região onde trafega: se o clima da sua região costuma ser seco, opte por modelos com sulcos mais estreitos para escoamento de água. Caso more em uma cidade na qual chove com frequência, utilize pneus com aberturas e nervuras mais largas, que vão garantir mais estabilidade em pistas molhadas.
    • Atente-se à carga máxima: Caso o seu veículo suporte até 500 kg, nunca compre pneus indicados para carga de até 250kg, por exemplo. Nesse caso não se deve fazer concessões, por mais atrativo que seja o preço. O risco de acidentes em caso de escolha inadequada é enorme.
    • Garantia de origem: Compre apenas pneus certificados pelo Inmetro.

(Foto: Divulgação)

Geral Últimas Notícias , , ,

Related Posts