Rússia anuncia registro da primeira vacina contra COVID-19 no mundo

Posted by at 10:26 Comments Print

Terça-feira, 11 de agosto de 2020

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse em reunião de governo transmitida pela TV nesta terça-feira (11/08/2020), que o país tornou-se o primeiro do mundo a dar aprovação regulatória para uma vacina contra a COVID-19. A Rússia também anunciou que o Brasil deve participar da próxima fase dos testes da imunização.

Apesar do anúncio, sabe-se pouco sobre a eficácia dessa vacina, e ela vem sendo questionada por especialistas internacionais.

Segundo a atualização mais recente da Organização Mundial de Saúde (OMS), do dia 31 de julho, sobre as vacinas para COVID-19 em desenvolvimento no mundo, a vacina russa ainda estava na fase 1 do processo. Para desenvolver uma imunização, são necessárias 3 etapas.

Segundo o site da nova vacina, o Brasil irá participar da fase 3 dos estudos clínicos, que tem previsão para começar na quarta-feira (12/08). Serão 2 mil participantes; além dos brasileiros, deve haver voluntários da própria Rússia, dos Emirados Árabes, da Arábia Saudita e do México.

Os testes com a vacina começaram em 18 de junho, quando o primeiro grupo, de 18 voluntários, recebeu a imunização em sua forma liofilizada (a liofilização é uma espécie de “desidratação da vacina”, que estabiliza a molécula). Cinco dias depois, no dia 23, mais 20 pessoas receberam a dose, também deste tipo.

Em julho, a Rússia anunciou que a vacina induziu produção de anticorpos na primeira fase de testes. No mesmo mês, a Universidade Sechenov, em Moscou, informou que outra versão da mesma vacina, em forma líquida, estava sendo testada em outros 38 voluntários em um hospital militar da capital russa.

A produção em massa da vacina em território russo tem previsão para começar em setembro. A imunização foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Investigação de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya junto ao Ministério da Defesa.

(Foto: Reprodução)
(Com informações Veja e G1)

Destaques Mundo Últimas Notícias ,

Related Posts