Quatro operadoras arrematam lotes de telefonia móvel 4G em leilão
Posted by Da Gazeta do Interior at 1:49
Da Redação
As quatro maiores operadoras do país arremataram nesta terça-feira (12) lotes do serviço de telefonia móvel de quarta geração, o chamado 4G. O leilão foi realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A Anatel arrecadou R$ 2,5 bilhões com as faixas do 4G. Um ágio médio de 35% sobre o valor mínimo.
As operadoras Claro, Vivo, Tim e Oi vão oferecer banda larga para transferência de dados pelo celular tanto nas grandes cidades quanto nas zonas rurais, e a previsão da Anatel é de que, até dezembro de 2016, todos os municípios com mais de 30 mil habitantes tenham acesso à tecnologia. Nas cidades-sede da Copa do Mundo, o 4G deve chegar antes, até o final de 2013.
Nada mais cômodo do que ter o mundo na palma das mãos. Mas, às vezes, quanta paciência é preciso para esperar até carregar a página ou transmitir a foto.
A rede 3G passa por frequências de ondas entre os aparelhos e as antenas, funciona como uma rodovia, o excesso de usuários diminui a velocidade e, quando não há mais espaço, o internauta é empurrado para uma estrada pior, mais lenta, a rede 2G. Com a chegada da rede 4G, as operadoras vão oferecer uma estrada mais rápida para o usuário trafegar. Todos os sistemas vão funcionar ao mesmo tempo, se o 4G ficar congestionado, o sinal vai para as outras estradas.
“Nós acreditamos que o 4G pode chegar a 12, 15 megahertz, o que daria uma velocidade atual, em relação a atual, de cerca de seis a sete vezes mais velocidade no telefone móvel através da quarta geração”, explica o presidente da Anatel, João Rezende.
Segundo o analista de Telecom, Paulo Bruder, a velocidade da rede 4G vai depender do investimento que as operadoras fizerem em equipamentos, do clima, de obstáculos físicos, como prédios, e da quantidade de gente acessando a rede. “E ainda sim vai ser bem mais rápido do que nós estamos acostumados e vai nos trazer uma experiência de navegação muito melhor”.
Pelo cronograma da Anatel, as cidades-sede da Copa serão atendidas até o final de 2013. Mas isso não significa que quando desembarcarem no Brasil, os turistas terão acesso irrestrito a rede 4G em qualquer ponto da cidade porque ninguém garante que não haverá áreas de sombra, lugares onde a internet não funciona bem.
Para acessar a tecnologia 4G, grande parte dos aparelhos de celular terá que ser trocada. “Os telefones disponíveis para a venda hoje, somente alguns modelos que são os mais caros, mais modernos e sofisticados, oferecem conectividade 4G, completa Bruder.
Fonte Jornal da Globo
Related Posts
-
Homem é morto a tiros dentro da própria caminhonete em S. J. do Rio Preto (SP)
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
16 Jan , at 10:00 AM
-
COVID-19: Operação autua estabelecimentos e lacra supermercado em S. J. do Rio Preto (SP)
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
16 Jan , at 9:33 AM
-
Gi Franzotti retoma programa de rádio "Falando com a Prefeita"
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
16 Jan , at 9:05 AM
-
Região de S. J. do Rio Preto (SP) volta para fase laranja do Plano São Paulo
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
15 Jan , at 1:34 PM
-
Moradores de Guapiaçu (SP) pedem melhorias em itinerário de transporte coletivo na cidade
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
15 Jan , at 7:40 AM