Quase metade dos pacientes de Potirendaba falta a exames e consultas no SUS

Posted by at 17:42 Comments Print

Cerca de 40% dos pacientes de Potirendaba que marcaram consultas ou exames de janeiro até agora não comparecem. Números estes que se tornam ainda mais assustadores quando olhamos a quantidade de pacientes na fila de espera por uma consulta ou até por um simples exame.

Segundo da Coordenadoria de Saúde da cidade, só em 2016, dos 208 exames e consultas marcados no Hospital Ame e Hospital de Base, de São José do Rio Preto, os pacientes não compareceram. Já das 10.382 consultas agendadas nos postos de saúde de Potirendaba, cerca de 20% faltaram.

Agora em 2017 esse número preocupa ainda mais. Dos 2.325 agendamentos, 40% foram de absenteísmo. Preocupação maior ainda é se olharmos para a fila de espera da cidade para conseguir uma consulta com um médico especialista.

A Coordenadoria acredita que, pelo menos, 2 mil guias médicas estão engavetadas esperando agendamento para especialistas médicos há cerca de dois anos.

Dona Geralda Ferrarezi é uma das pacientes que marcou uma consulta no Ame, mas não compareceu. “Eles agendaram e eu fiquei esperando uns três meses, mas eu acabei esquecendo da consulta”, conta.

De acordo com a coordenadora de saúde de Potirendaba, Sara Bossolo, não é só este problema o motivo dos assustadores números de ausências. Outra explicação é que por causa da demora de agendamento das guias, quando a consulta é marcada, o paciente já resolveu o problema.

“Estamos trabalhando para solucionar esse problema. Estamos realizando um levantamento das guias paradas e cruzando com o nome do paciente, porque estamos analisando que o mesmo paciente chega a ter três guias para o mesmo especialista. Então depois vamos realizar um mutirão e tentar amenizar esse problema”, explica Sara.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , ,

Related Posts