Meu bebê cresceu e quer namorar. E agora?
Posted by Jonas Garcia at 20:08
Jonas Garcia
Ainda no clima do Dia dos Namorados, a Gazeta dá dicas de como agir quando o filho ou filha resolve namorar e pra isso conversou com um casal que esta junto há cinco anos quando ela tinha apenas 13 anos de idade e com uma psicóloga.
Bárbara Possamai Parra hoje com 18 anos, namora desde os 13 Lincoln Gonçalves (23) e diz que sentia muito medo de iniciar um namoro por causa dos pais. ” Conheci ele nos treinos de Handball e então começamos a conversar e papo vai, papo vem até que depois de seis meses a gente ficou. Tinha medo dos meus pais descobrirem e não gostarem, era estranho.” conta a estudante.
“Como ficávamos conversando pela internet, minha mãe acabou descobrindo e por sorte ajudou a gente tomar coragem e falar pro meu pai. Foi melhor do que eu esperava. O Lincoln chegou, conversou com meu pai e aí meu pai ficou todo sem graça, deu um baita sermão e ditou algumas regras, mas nada demais.” diz Bárbara.
Entre as condições impostas pelos pais estavam os horários em que a jovem deveria estar em casa, além de sempre ter as notas boas no colégio. Para a psicóloga Flávia Conde, isso é uma ótima maneira de deixar o filho ter a própria vida e criar um vínculo de responsabilidade e credibilidade junto aos pais. ” A família tem que conversar muito com os adolescentes, falar todos os prós e os contras, além de impor limites. Isso faz com o que os pais criem confiança no filho e vice-versa e com o tempo esse limite vai se esticando. É uma forma de não perder o controle da situação.” diz Flávia.
Segundo Flávia, a família do século XXI não tem mais um padrão, então quando os pequenos entram na adolescência, precisam de todo apoio e ajuda. ” Os pais tem em suas mãos uma joia que será lapidada durante toda a adolescência, ficando pronta na fase adulta. É nesse momento que eles precisam de muita conversa e explicações sobre tudo o que os espera como sexualidade, drogas e etc.”
A psicóloga informa ainda que tudo tem seu tempo: ” A pessoa tem que viver cada fase da vida, tem que aproveitar a infância enquanto criança e não querer ser adulta antes da hora durante a adolescência. Hoje as menininhas saem de casa todas vestidas como adultas maquiadas, com salto e roupas curtas, isso não faz bem pra elas.” afirma Flávia.
“Sempre respeitei meu pais, e achei o máximo eles terem deixado eu namorar, hoje eu continuo com ele e entendo que todos os limites impostos foram para o meu bem” conta Bárbara que este ano completa cinco anos de namoro.
(Foto: Arquivo do casal)
Destaques Entretenimento Geral Jonas Garcia Últimas Notícias
Related Posts
-
COVID-19: Vacinação em S. J. do Rio Preto (SP) começa nesta terça em funcionários do HB
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
18 Jan , at 2:20 PM
-
Região inicia plano de vacinação contra COVID-19
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
18 Jan , at 11:10 AM
-
Homem é morto a tiros dentro da própria caminhonete em S. J. do Rio Preto (SP)
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
16 Jan , at 10:00 AM
-
COVID-19: Operação autua estabelecimentos e lacra supermercado em S. J. do Rio Preto (SP)
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
16 Jan , at 9:33 AM
-
Gi Franzotti retoma programa de rádio "Falando com a Prefeita"
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
16 Jan , at 9:05 AM