Psicólogos realizam palestras de prevenção ao suicídio e automutilação em escola de Nova Aliança

Posted by at 12:12 Comments Print

Psicólogos de uma faculdade da região realizam nesta quinta-feira (29/08/2019), palestras educativas para alunos da Escola Estadual Gabriel Cozzetto com o objetivo de evitar a prática ao suicídio e também automutilação entre os jovens. Pelo menos 600 estudantes participam do evento.

De acordo com a instituição, as palestras acontecem durante todo o dia para alunos do período da manhã e tarde. Entre os temas abordados, está a depressão e a ansiedade entre jovens.

Os profissionais vão explicar aos alunos como tratar os conflitos entre os próprios adolescentes e também dentro da própria casa. O objetivo, segundo a escola, é uma tentativa de diminuir os casos de suicídio e também a automutilação entre os jovens, já que a instituição possui cerca de 600 estudantes.

A escola é vista por autoridades e especialistas com um papel central na identificação de casos – parte ocorre dentro das unidades e com objetos cortantes de uso cotidiano dos alunos. Em meio a uma série de outros desafios ligados à aprendizagem, com a palestra, a direção pensou em tentar auxiliar estes adolescentes.

Para psicólogos, a automutilação e o suicídio estão ligados a frustrações e depressão. Eles acreditam que os casos podem vir após violência em casa, bullyng, abandono, e, afirmam que, para isso, há tratamento.

De maneira geral, em todo o mundo, o suicídio acomete mais de 800 mil pessoas por ano, sendo a segunda maior causa de morte no planeta entre pessoas entre 15 e 29 anos, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) – a primeira é a violência. Números que, aliás, devem ser maiores, já que há indícios de subnotificação – para cada registro oficial, existem pelo menos quatro tentativas não registradas.

Segundo a OMS, as tentativas devem ser cerca de 20 vezes mais frequentes do que o ato consumado. A situação é tão grave que a entidade determinou, como um imperativo global, a redução das taxas de suicídio em 10% até 2020.

(Com informações de O Tempo)
(Foto: Reprodução)

Cidades Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts