Projetos de lei Americano podem tirar Google e Facebook do ar

Posted by at 12:03 Comments Print

Jonas Garcia

jonas@gazetainterior.com.br

Se pra você SOPA é um alimento feito com macarrão e legumes e PIPA um antigo brinquedo artesanal, seja bem vindo ao ano de 2012. Recentemente o senado norte americano colocou em discussão os projetos Stop Online Piracy Act (pare com a pirataria on-line, em tradução livre), conhecido como Sopa, e “Protect IP Act” (ato para proteção da propriedade intelectual), chamado de Pipa que visam o combate a pirataria na internet.

├Ç primeira vista, são projetos interessantes que tem a função de proteger os detentores dos direitos autorais de tudo que rola pela internet como vídeos, músicas, softwares e etc. Porém, para isso, a internet de maneira geral, sofreria grandes consequências.

Sites como Google e Facebook para o SOPA poderiam ser punidos por facilitarem a pirataria com pena de encerramento dos serviços e prisão de até cinco anos para os condenados por compartilhar conteúdo pirata por mais de 10 vezes durante o período de seis meses.

Esses projetos seriam votados esta semana se, muitos internautas do mundo todo não tivessem feito várias ações de protestos em diversas redes sociais. Além de grandes empresas como o Google, AOL, LinkedIn, Facebook, Twitter e Zynga ameaçar suspender o serviço por tempo indeterminado como os sites Wikipédia, Idec, A2K Brasil, Cultura Livre, CTS Game Studies, Estrombo,Observatório da Internet,Open Business que aderiram ao Blackout.

Até o fechamento desta edição, ambos os projetos foram suspensos por tempo indefinido, contrariando a vontade de diversas gravadoras de músicas, emissoras de TV, editoras e estúdios cinematográficos.

Cultura Destaques , , , , , , , ,

Related Posts