Procura por academias e exercícios físicos estão cada vez maiores entre jovens e idosos

Posted by at 8:00 Comments Print

Luiz Aranha

luiz@gazetainterior.com.br

Mas o que é atividade física? Atividade física é definida como um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações do organismo, por meio de exercícios que envolvam movimentos corporais. Mas qual a importância de praticar atividades e porque a procura está aumentando cada vez mais?

Para o fisioterapeuta e dono de uma academia no centro de Potirendaba, Clauton Maranhão, (33), a grande procura se deve a dois fatores de suma importância. Saúde e beleza física. “Cada vez mais pessoas procuram academias e prática de algum tipo de atividade por esses dois fatores. Quem procura beleza, consequentemente está adquirindo um melhor condicionamento físico e assim ganhando saúde. Já aqueles que fazem por saúde, automaticamente terão uma musculatura também exercitada e uma aparência melhor”, explica o especialista.

Hoje no Brasil, o sedentarismo é um problema que vem assumindo grande importância. As pesquisas mostram que a população atual gasta bem menos calorias por dia, do que gastava há 100 anos, o que explica porque o sedentarismo afetaria aproximadamente 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o colesterol alto.

O estilo de vida atual pode ser responsabilizado por 54% do risco de morte por infarto e por 50% do risco de morte por derrame cerebral, as principais causas de morte em nosso país. Assim, vemos como a atividade física é assunto de saúde pública.

Dona Sebastiana Olivera que tem 74 anos deixou de fazer parte desses dados há um ano. Ela conta que começou a frequentar a academia por conta de um sério desgaste nos ossos, impossibilitando a aposentada de caminhar. “Eu tinha dificuldades sérias para caminhar e em pouco mais de seis meses de treino comecei a ver resultados impressionantes”, conta enquanto caminha pela esteira.

Outra parcela da população que está abandonando o sedentarismo é os jovens e adolescentes. Especialistas afirmam que nesses grupos, além de ser importante na aquisição de habilidades psicomotoras, a atividade física é importante para o desenvolvimento intelectual deles, favorecendo um melhor desempenho escolar e também melhor convívio social.

Fazendo esta reportagem na academia, chegou Wilian Junior, um adolescente de apenas 15 anos que já queria começar a praticar os treinos. Ele fala que veio procurar melhor desenvolvimento físico e ganhar saúde, mas que por consequência, adquirir uma melhor aparência física. Clauton explica que para os jovens, a prática regular de exercícios pode funcionar como uma via de escape para a energia “extra normal” das crianças, ou seja, sua hiperatividade.

O fisioterapeuta diz que atende uma média de 150 clientes por mês em sua academia e fala que a procura é cada dia maior. “De três anos pra cá as pessoas começaram a procurar com maior frequência. A preocupação com a saúde, beleza e todos os outros benefícios da prática de atividades, está impulsionando uma geração de jovens, pessoas com meia idade e idosos, para praticarem algum tipo de atividade”, comenta Clauton.

O que todos nós devemos ressaltar é o investimento contínuo no futuro, a partir do qual as pessoas devem buscar formas de se tornarem mais ativas no seu dia-a-dia, como subir escadas, sair para dançar, praticar atividades como jardinagem, lavagem do carro, passeios no parque. A palavra de ordem é MOVIMENTO.

(Foto: Luiz Aranha)

Destaques Saúde Últimas Notícias , , , ,

Related Posts