Procon de Potirendaba soluciona quase 300 casos em 2013; Órgão tem ajudado e agradado o consumidor

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O Procon de Potirendaba realizou 295 atendimentos de janeiro a dezembro de 2013. Inaugurado em março de 2012, o órgão que é um dos poucos da região, tem agradado os consumidores da cidade.

A solução com a unidade de Potirendaba agradou o aposentado, Antônio Beline. Segundo ele, em apenas cinco minutos, o problema dele foi resolvido. “Só tenho a agradecer. Em dois dias, minha filha demorou mais de quatro horas ligando na operadora de TV à cabo e não conseguia desligar. Fui lá e o problema foi resolvido na hora”, afirma.

Dos 295 atendimentos, apenas nove audiências foram realizadas. O restante dos registros foram solucionados de maneira preliminar, ou seja, sem necessidade de abertura de processo e realização de audiências.

De acordo com a prefeita de Potirendaba, Gislaine Franzotti, além dos consumidores, muitas empresas também têm procurado o órgão para solucionar, com rapidez, problemas causados aos consumidores, disponibilizando um canal de atendimento específico para o Procon, por isso, a solução das demandas tem sido ágeis.

Beline não é o único a ter solução rápida para o caso. Os segmentos que mais receberam queixas dos consumidores, segundo a prefeitura, foram o de telefonia e TV por assinatura. Já as demandas mais frequentes que chegam ao órgão estão relacionadas à cobrança indevida e abusiva, problemas com contratos e garantia de produtos. No ranking de reclamações do Procon da cidade está a empresa Vivo, seguida da Claro, Embratel, Sky e Hoken.

Para o advogado especialista em direito do consumidor, Sergio Parada, é de fundamental importância um órgão de proteção e defesa do consumidor em cidades menores. “É de obrigação do município ter Procon. Hoje só temos Procon em Monte Aprazível, São José do Rio Preto e Mirassol. Então as pessoas tem que se locomover para essas cidades, isso dificulta. Tem que haver consciência das prefeituras em tomar iniciativa e criar o Procon”, diz.

Os consumidores podem registrar suas reclamações pessoalmente, na sede do Procon Potirendaba, que agora fica na Rua Cónego Theodoro Béa, 1455, das 8 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 horas, de segunda a sexta.

É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

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