Procon de Potirendaba soluciona quase 300 casos em 2013; Órgão tem ajudado e agradado o consumidor
Posted by Luiz Aranha at 15:45
O Procon de Potirendaba realizou 295 atendimentos de janeiro a dezembro de 2013. Inaugurado em março de 2012, o órgão que é um dos poucos da região, tem agradado os consumidores da cidade.
A solução com a unidade de Potirendaba agradou o aposentado, Antônio Beline. Segundo ele, em apenas cinco minutos, o problema dele foi resolvido. “Só tenho a agradecer. Em dois dias, minha filha demorou mais de quatro horas ligando na operadora de TV à cabo e não conseguia desligar. Fui lá e o problema foi resolvido na hora”, afirma.
Dos 295 atendimentos, apenas nove audiências foram realizadas. O restante dos registros foram solucionados de maneira preliminar, ou seja, sem necessidade de abertura de processo e realização de audiências.
De acordo com a prefeita de Potirendaba, Gislaine Franzotti, além dos consumidores, muitas empresas também têm procurado o órgão para solucionar, com rapidez, problemas causados aos consumidores, disponibilizando um canal de atendimento específico para o Procon, por isso, a solução das demandas tem sido ágeis.
Beline não é o único a ter solução rápida para o caso. Os segmentos que mais receberam queixas dos consumidores, segundo a prefeitura, foram o de telefonia e TV por assinatura. Já as demandas mais frequentes que chegam ao órgão estão relacionadas à cobrança indevida e abusiva, problemas com contratos e garantia de produtos. No ranking de reclamações do Procon da cidade está a empresa Vivo, seguida da Claro, Embratel, Sky e Hoken.
Para o advogado especialista em direito do consumidor, Sergio Parada, é de fundamental importância um órgão de proteção e defesa do consumidor em cidades menores. “É de obrigação do município ter Procon. Hoje só temos Procon em Monte Aprazível, São José do Rio Preto e Mirassol. Então as pessoas tem que se locomover para essas cidades, isso dificulta. Tem que haver consciência das prefeituras em tomar iniciativa e criar o Procon”, diz.
Os consumidores podem registrar suas reclamações pessoalmente, na sede do Procon Potirendaba, que agora fica na Rua Cónego Theodoro Béa, 1455, das 8 às 11:30 e das 13:00 às 17:00 horas, de segunda a sexta.
É preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, comprovante de residência, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.
(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)
Related Posts
-
Cachorra é abandonada com 12 filhotes em avenida de Potirendaba (SP)
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
23 Jan , at 11:15 AM
-
Dupla é presa depois de roubar e tentar extorquir entregador de pizza em Ibirá (SP)
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
23 Jan , at 10:58 AM
-
Gi Franzotti encontra contas de energia em atraso que somam mais de R$ 500 mil
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
23 Jan , at 10:17 AM
-
Com contraindicação, estagiária de 17 anos recebe vacina contra COVID-19 em Urupês (SP)
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
23 Jan , at 8:45 AM
-
Confira os destaques da edição imprensa da Gazeta de janeiro
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
23 Jan , at 8:00 AM