Presidente Jair Bolsonaro demite Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta

Posted by at 17:41 Comments Print

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, demitiu na tarde desta quinta-feira (16/04/2020), o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Quem assume o Ministério é o médico Nelson Teich.

A informação foi divulgada pelo próprio então ministro, em uma rede social. “Acabo de ouvir do presidente Jair Bolsonaro o aviso da minha demissão do Ministério da Saúde. Quero agradecer a oportunidade que me foi dada, de ser gerente do nosso SUS, de pôr de pé o projeto de melhoria da saúde dos brasileiros e de planejar o enfrentamento da pandemia do coronavírus, o grande desafio que o nosso sistema de saúde está por enfrentar”, disse Mandetta em sua conta no twitter.

Mandetta era ex-deputado federal e estava à frente da pasta desde o início do governo, em janeiro de 2019, e ganhou maior visibilidade com a crise provocada pelo novo coronavírus. Na tarde desta quinta, Mandetta foi chamado ao Planalto para uma última reunião com Jair Bolsonaro.

Bolsonaro e Mandetta tiveram divergências públicas em razão das estratégias para conter a velocidade do contágio da Covid-19, doença provocada pelo vírus nas últimas semanas. O presidente defende o isolamento vertical (somente grupos de risco) e o então ministro defende o isolamento horizontal (todas as pessoas).

Quem assume o Ministério da Saúde a partir de agora é o médico Nelson Teich que já tinha sido convidado por Bolsonaro no começo da semana. Em seu pronunciamento, o presidente disse que foi um divórcio consensual.

“Não vamos cercear o direito de ir e vir das pessoas. Vamos continuar atuando contra o vírus, porém com novas estratégias”, afirmou.

O novo ministro disse que não haverá qualquer mudança nas regras de distanciamento social. “Não vai haver alterações no que já existe, única coisa é que vamos nos basear em informações sólidas para tomarmos medidas. Segundo ponto é que saúde e economia não andam juntas, então vamos focar na saúde e traçar estratégias”, disse Teich.

Mandetta se despediu agradecendo todos que o apoiaram. “Agradeço a toda a equipe que esteve comigo no MS e desejo êxito ao meu sucessor no cargo de ministro da Saúde. Rogo a Deus e a Nossa Senhora Aparecida que abençoem muito o nosso país”, finalizou.

(Foto: Reprodução)

Destaques Nacional Últimas Notícias , , ,

Related Posts