Presidente da Câmara de Potirendaba pede isenção de IPTU para portadores de doenças graves
Posted by Luiz Aranha at 10:00
O presidente da Câmara de Potirendaba, Luciano José Nunes (PP), apresentou projeto de lei que prevê a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a pessoas portadoras de doenças consideradas graves. O documento tramita no legislativo e deve entrar em votação nesta próxima quarta-feira (16/05/2018).
Trecho do projeto diz que o único imóvel residencial utilizado exclusivamente como moradia, em que o proprietário e/ou contribuinte, seu cônjuge e/ou filhos dos mesmos sejam comprovadamente portadores de doenças consideradas graves, cuja renda familiar de até três salários mínimos.
As doenças que se enquadram na isenção são: Neoplasia maligna (câncer), esclerose múltipla, paralisia irreversível e incapacitante, doença de Parkinson/Alzheimer, síndrome da deficiência imunológica (Aids) e a osteogênese imperfeita (ossos de vidro).
A isenção do pagamento, ainda segundo o documento, será concedida mediante requerimento anual do interessado, dirigido ao Departamento Tributário do Município, instruído com as cópias dos documentos que comprovam tal doença.
Segundo o presidente, o dever dos políticos também é demonstrar a devida preocupação com os munícipes que são acometidos por doenças de natureza grave ou incuráveis. “Este pacientes já possuem despesas altas com os tratamentos, principalmente com medicamentos. Sabemos que o IPTU dentro de uma casa não é um valor tão alto, mas a isenção já é uma forma de contribuir na diminuição das despesas”, explica Luciano.
Três cidades do Brasil também isentam estes pacientes do mesmo imposto. Teresina, no Piauí, e Estância Velha, no Rio Grande do Sul, isentam pessoas com câncer e Aids, HIV do IPTU. Campos do Jordão, em São Paulo, também isenta pessoas com câncer, Aids e insuficiência renal crônica.
O projeto tramita na Câmara e deve entrar em votação nesta quarta. Se aprovado pelos vereadores, o documento segue para ser sancionado pelo prefeito da cidade, Flávio Alves.
(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)
Related Posts
-
Médico de 27 anos é o primeiro imunizado contra COVID-19 em Potirendaba (SP)
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
21 Jan , at 1:59 PM
-
Mulher é presa por atear fogo em agência bancária de S. J. do Rio Preto (SP)
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
21 Jan , at 10:15 AM
-
Potirendaba (SP) recebe as primeiras doses da CoronaVac para imunizar profissionais da saúde
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
21 Jan , at 9:45 AM
-
CoronaVac deve chegar nesta quinta (21) em cidades da região de Rio Preto (SP)
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
20 Jan , at 3:22 PM
-
Dupla é presa depois de furtar Posto de Saúde em Potirendaba (SP)
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
20 Jan , at 2:21 PM