PRESBIOPIA: Um mal que não dá para escapar

Posted by at 17:19 Comments Print

Jonas Garcia

jonas@gazetainterior.com.br

Presbiopia, ou popularmente conhecida como “Vista cansada” é uma evolução natural da visão que acontece por volta dos 40 anos diminuindo a capacidade de focagem de objetos ao perto mas que pode ser corrigida com lentes, óculos ou cirurgia.

Por ser um fenômeno natural, a presbiopia não pode ser prevenida e atinge a todos. Alguns em maiores proporções, outros menos. É o caso de Antonia Luiza de Oliveira que com seus 62 anos, já percebe a “canseira na visão”. “ Quando preciso ler alguma coisa de perto, como os folhetins da igreja durante a missa, faço uma verdadeira ginástica. Fico esticando o braço pra longe dos olhos pra ver melhora, mas não adianta. Tenho que colocar meus óculos.” Diz a dona de casa.
Sintomas como dores de cabeça ao realizar tarefas próximas, dores nos olhos durante a leitura, impossibilidade de focar objetos próximos, ardor nos olhos, cansaço, dificuldade em ler o jornal, bulas ou até mesmo enfiar a linha numa agulha podem indicar que sua vista já está cansada, antes mesmo dos 40 anos, principalmente se seu trabalho exige muito da visão como costureiras.
Para amenizar os males, a correção da presbiopia pode ser feita com óculos ou lentes de contato monofocais para quem não tem outro problema de refração e multifocais para quem tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Existe ainda a opção de cirurgia refrativa, chamada de báscula em que o cirurgião deixa um olho enxergando bem de perto e outro de longe.
Segundo o portal Dr. Visão, a grande vilã nessa história é a tecnologia, que força cada vez mais a leitura através de monitores inadequados, celulares e tablets. Só no Brasil, o número de adeptos a leitura pelo celular e afins já ultrapassa os 47 milhões de pessoas e isso faz com que os sintomas apareçam bem antes dos 40 anos de idade.
“Engraçado é que hoje não consigo viver mais sem meus óculos, vivo com eles pendurados no pescoço ou na cabeça e já vejo meus filhos com 35, 40 anos já forçando a vista para ver TV ou ler algum folheto” conta Antonia.

(Arte: Editoria de artes Gazeta do Interior)

 

(Foto: Jonas Garcia)

Destaques Saúde Últimas Notícias , , ,

Related Posts