Prefeitura de S. J. do Rio Preto começa a recolher animais soltos nas ruas e multar proprietários

Posted by at 13:32 Comments Print

A Prefeitura de São José do Rio Preto iniciou nesta segunda-feira (09/12/2019) a apreensão de animais de grande porte soltos nas ruas cidade. A região norte foi a primeira área visitada pela empresa contratada pela Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança que fará a recolha.

Segundo a Prefeitura, a ação conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e o objetivo é apreender animais soltos em vias públicas, que geram risco à motoristas, motociclistas e pedestres.

O bairro Morada do Sol é um dos bairros onde há um grande número de animais soltos. Na avenida ao lado do Shopping Cidade Norte, quase sempre também é possível flagrar alguns destes animais circulando livremente pela via.

Isso ocorre porque existem propriedades rurais ao lado de bairros e muitos destes proprietários soltam estes animais para que eles pastem em lotes e terrenos. De acordo acordo com moradores, muitos deles acabam ficando soltos quase que o dia todo, passando sede e correndo riscos entre os carros.

A multa para quem deixa animais soltos pelas ruas e avenidas é de 10 UFMs (Unidades Fiscais do Município), R$ 577,50, além de diária no valor de 2 UFMs, R$ 115,50, a tem que ser paga no momento da retirada do bovino ou equino.

Para reaver animal apreendido, os donos terão de procurar a Diretoria do Bem-estar Animal que fará o registro da ocorrência, a notificação, e devolverá ao proprietário.

Moradores que presenciarem situações de animais abandonados em vias públicas devem acionar a GCM por meio do telefone 153, informando o endereço e quantidade de animais. A corporação envia equipe até o local para garantir a segurança no trânsito e, simultaneamente, aciona a empresa contratada para o recolhimento.

Já os donos de animais apreendidos deverão ligar para o número (17) 3231-6494 ou comparecer à Diretoria do Bem-estar Animal, que fica no mesmo endereço do Centro de Zoonoses – Avenida Projetada 2, 1.721 – Residencial Setsul.

(Foto: Reprodução Facebook)

Cidades Destaques Últimas Notícias ,

Related Posts