Prefeitura de Potirendaba (SP) anuncia reforma da Represa Municipal

Posted by at 10:40 Comments Print

Quinta-feira, 06 de agosto de 2020

Talvez uma das obras mais esperadas pela população de Potirendaba (SP) foi anunciada nesta quinta-feira (06/08/2020). A reforma da Represa Municipal que está abandonada há mais de oito anos deve começar já nos próximos dias.

A ordem de serviço da reforma e revitalização foi entregue para a empresa contratada hoje de manhã. A obra tem como objetivo trazer mais qualidade de vida para a população, segundo o município.

O espaço contará com uma ampla pista de caminhada, brinquedos para crianças, entretenimento para adultos, banheiros, espaços familiares e a represa limpa, despoluída e segura. O valor do investimento para a Nova Represa Municipal é de R$ 930.691,20 e a previsão é de que seja entregue dentro de 120 dias.

A obra talvez seja uma das mais aguardadas pela população de Potirendaba, já que, no passado, foi um dos principais cartões postais do município. Abandonada e sem nenhum tipo de reforma desde 2012, o primeiro passo para a revitalização do espaço foi a retirada do esgoto que corria à céu aberto, dentro do leito da represa.

Conforme a Gazeta mostrou, em novembro de 2012, o rompimento de uma tubulação de esgoto, que liga o bairro Luis Pastorelli ao Centro da cidade, causou a mortandade de milhares de peixes que existiam no local. O município foi multado pela Cetesb, na época, em mais de R$ 100 mil pelo desastre.

Depois disso, o esgoto jorrou durante todo este período dentro represa e seguia pelo Córrego da Água Espalhada sem nenhum tipo de tratamento. O local era alvo constante de reclamações de moradores próximos que se incomodavam com o mau cheiro dos dejetos.

Para solucionar o problema, a Prefeitura de Potirendaba precisou realizar a construção de um emissário para a tirada do esgoto do rio. Agora em 2020, o município realizou a terceira etapa da construção do emissário que será ligado à Estação de Tratamento Esgoto da cidade.

Durante este período, a Represa de Potirendaba, que está completamente assoreada, virou um cenário de descaso e abandono, conforme a Gazeta também já mostrou. O espaço de aproximadamente 50 mil m² era aberto, sem nenhum tipo de iluminação e que já havia virado até ponto de tráfico e de usuários de drogas.

Confira como ficará o projeto:

(Fotos: Reprodução Prefeitura de Potirendaba)

Cidades Destaques Últimas Notícias ,

Related Posts