Prefeito de Potirendaba (SP) amplia horário de funcionamento de comércios até 22h

Posted by at 10:09 Comments Print

Sábado, 18 de julho de 2020

O prefeito de Potirendaba (SP), Flávio Alves, ampliou o horário de funcionamento de comércios essenciais no fim da tarde desta última sexta-feira (17/07/2020). A medida visa diminuir a aglomeração de pessoas nos estabelecimentos comerciais durante a pandemia de COVID-19.

De acordo com o decreto, fica estendido o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais considerados serviços essenciais. Farmácias, padarias e postos de combustíveis (exceto lojas de conveniência) terão horário de funcionamento das 6h às 22h, de segunda à domingo.

Os mercados e cabeleireiros terão horário de funcionamento das 7h às 22h, de segunda à sábado. As academias terão horário de funcionamento das 5h às 22h, de segunda à sábado.

Os bares, serv-festas e similares poderão comercializar seus produtos das 7h até às 18h, de segunda à sábado, sendo proibido o consumo no local, sob pena de interdição. Os demais estabelecimentos comerciais terão horário de funcionamento das 7h às 18h, de segunda à sábado.

Estabelecimentos religiosos terão seu horário de funcionamento mantido, mas deverão continuar respeitando as regras de distanciamento social. Restaurantes, lanchonetes, sorveterias, pizzarias e outros comércios do ramo alimentício também não sofrerão alteração no horário de funcionamento, mas também só podendo atender exclusivamente em sistema delivery.

A fiscalização ficará a cargo da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e também de toda a população, segundo o decreto. As denúncias poderão ser feitas pelos telefones 153 da GCM, 190 da PM ou 0800-770-6585.

O estabelecimento que descumprir a medida será advertido na primeira ocorrência. Em caso de reincidência, o proprietário será multado em R$ 265,38.

Além disso, o comércio poderá ser interditado e ter sua licença de funcionamento cassada. O responsável que incidir será responsabilizado em ação civil e criminal, nos termos da legislação de regência.

O decreto diz ainda que a pessoa que, estando notificada ou ciente do resultado positivo para COVID-19, for flagrada descumprindo a determinação de permanecer em isolamento social, expondo, assim, a perigo ou risco outras pessoas, está sujeita o registro de ocorrência policial, uma vez que constitui infração penal.

O documento entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira, dia 20 de julho e vai até o dia 09 de agosto, podendo ser prorrogado. As medidas já estabelecidas em decretos anteriores ficam mantidas, sobretudo a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Potirendaba tem enfrentado um grande surto de COVID-19 nas últimas semanas. Até esta última sexta eram 192 casos positivos e 469 casos em investigação. Do dia 1º até ontem foram confirmados 120 casos na cidade.

O número de pacientes curados no município está baixo, sendo apenas 63 pessoas. Cinco ainda estão internadas e infelizmente três óbitos já foram registrados.

Lei Seca

Potirendaba também não aderiu ao Decreto da vizinha São José do Rio Preto que proíbe a venda de bebidas alcoólicas à noite e também aos fins de semana. Além disso, o município proibiu também supermercados e hipermercados abrir aos sábados e domingos.

Outras cidades como Cedral, Guapiaçu, Mirassolândia, José Bonifácio e Ipiguá aderiram a decisão de Rio Preto. Guapiaçu, em específico, proibiu a abertura de comércios não essenciais aos domingos, segundas e terças-feiras.

A ação, segundo os prefeitos destes municípios, visa diminuir a aglomeração e consequentemente o contágio pelo novo coronavírus. Em Rio Preto, leitores enviaram fotos de hipermercados lotados durante esta última sexta (17).

(Fotos: Luiz Aranha/Gazeta do Interior e colaboração leitores)

Cidades Covid-19 Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts