Potirendaba e Tabapuã estendem vacinação contra febre amarela até durante à noite

Posted by at 12:29 Comments Print

Potirendaba e Tabapuã onde foram encontrados macacos contaminados com o vírus da febre amarela estenderam a vacinação contra a doença até durante à noite para imunizar o maior número de pessoas. Nas duas cidades, do dia 2 de janeiro até agora, mais de 4 mil pessoas foram vacinadas.

Em Potirendaba, a vacina está sendo aplicada até às 21h no Posto Central. Só nesta última segunda-feira, 23/01, cerca de 400 doses foram aplicadas no município. Parte delas foi aplicada em uma vacinação em massa realizada em funcionários de uma usina da cidade.

Segundo a coordenadora de saúde de Potirendaba, Sarah Bossolo, a procura está alta. “A imprensa tem ajudado bastante nosso trabalho em divulgar a vacinação. Outro fator que tem aumentado a procura é a confirmação da morte de mais macacos na nossa região”, diz.

Já em Tabapuã a vacinação é realizada das 7h às 19h no Posto de Saúde. A secretaria estima que mais de 2 mil pessoas foram imunizadas do dia 2 até agora.

De acordo com a coordenadora de saúde da cidade, Karyna Camilo Pinto Iglesias, a procura também aumentou. “De 2008 até agora, 75% da nossa população foi vacinada. Nós temos um controle que consegue ver a quantidade de pessoas vacinadas nos últimos nove anos e agora vamos conseguir imunizar quase 100% dos moradores”, disse.

Em dezembro do ano passado um macaco encontrado morto em Tabapuã estava com febre amarela. O outro animal encontrado morto  no começo deste ano, também em Tabapuã, não estava com a doença, segundo o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Na região urbana, o mosquito Aedes aegypti pode transmitir febre amarela de macacos para humanos. Na área urbana, até agora, felizmente nenhum caso foi registrado aqui na nossa região.

Já na área rural, um homem morreu em Bady Bassitt em maio do ano passado. O homem, segundo a coordenadoria de saúde do município, teria frequentado a mata dos macacos no município, quando foi contaminado.

(Foto: Divulgação Prefeitura de Potirendaba)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , , , , ,

Related Posts