Posto de vacinação imuniza quase 500 crianças e adolescentes contra meningite em Potirendaba

Posted by at 9:18 Comments Print

Reportagem de 01/09/2018

O posto de vacinação de Potirendaba imunizou de janeiro a julho 490 crianças e adolescentes contra a meningite meningogócica C. A coordenadoria de saúde alerta que não existe um período específico para receber a dose.

A vacina é aplicada em crianças com 3, 5 e 12 meses. Os adolescentes de 11 a 14 anos de idade também devem ser imunizados.

Potirendaba possui um estoque de 111 vacinas e já nesta primeira semana de setembro deve receber mais 70 doses. Na cidade, uma média de 70 crianças e adolescentes são vacinadas por mês.

A meningite é uma inflamação nas meninges, membranas que envolvem parte do cérebro. A doença pode ser causada por vírus, fungos ou bactérias – sendo a bacteriana a mais grave. Ela pode causar paralisia, perda de audição e epilepsia, entre outros problemas.

Em julho deste ano, a Gazeta mostrou que todo o país sofreu com a falta desta vacina. Segundo o Ministério da Saúde, o problema aconteceu porque a empresa que produz as vacinas, a Fundação Ezequiel Dias, atrasou as entregas.

A situação só foi normalizada agora no final de agosto, onde os postos começaram a receber as doses novamente. O laboratório disse que os suprimentos para a vacina meningocócica c não atingiram os quantitativos programados para os três últimos meses devido a problemas atípicos na cadeia produtiva e logística, sem explicar os detalhes.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Destaques Saúde Últimas Notícias , ,

Related Posts