Portugal é um dos principais destinos de quem se muda do Brasil

Posted by at 16:00 Comments Print

Portugal é um dos principais destinos de brasileiros que desejam se mudar do país.  Segundo a última pesquisa sobre o assunto, realizada em 2015, pouco mais de 160 mil brasileiros moram no país, fazendo de Portugal o quinto país no mundo com mais habitantes brasileiros. Em ordem, os países que mais abrigam brasileiros no mundo são: Estados Unidos, Paraguai, Inglaterra, Japão e Portugal.

Dentre os principais motivos que levam os brasileiros a decidirem fazer uma mudança para Portugal, a maior facilidade com o idioma, sem dúvidas, é o que mais é levado em conta.  Além disso, o fato de a Europa ser toda interligada por uma grande malha ferroviária, permitindo assim o acesso a diferentes países dentro do continente europeu, atrai ainda mais aqueles que querem deixar o Brasil e constituir a vida no exterior.

Engana-se, porém, quem pensa que basta arrumar as malas, comprar a passagem e desembarcar em terras portuguesas. O processo para quem quer se mudar para Portugal não é exatamente simples e exige um bom nível de planejamento.

O primeiro passo para quem deseja morar em Portugal para estudar ou trabalhar é dar entrada no pedido do visto para Portugal correspondente junto a embaixada e consulados de Portugal ainda estando no Brasil.

Vale lembrar que a imigração portuguesa não indica e nem garante a legalização de nenhum imigrante que vá para Portugal como turista e tente resolver as coisas lá. O visto também só é deferido caso haja justificação plausível para tal, como uma matrícula em um curso do Ensino Superior ou um documento que comprove a existência de uma proposta de emprego em território português.

Já que tem a cidadania portuguesa ou de qualquer país da União Européia não precisa se preocupar, pois é possível morar em qualquer país da comunidade.  A moeda oficial de Portugal é o euro e o salário mínimo do país atualmente é de 557 euros, embora a o valor médio do salário por pessoa no país seja de 800 euros, 40% acima da média brasileira.

custo de vida em Portugal é um dos mais baixos da Europa Ocidental, e esse é um fator bastante relevante para quem escolhe o país como novo endereço de residência. Os produtos e serviços são mais baratos em Portugal se comparados ao Brasil e isso faz com que o dinheiro acabe rendendo mais.

Outro ponto favorável aos imigrantes brasileiros é a questão da saúde pública de Portugal. De uma forma geral, a saúde pública no país funciona muito bem e por isso, muitos portugueses com boas condições financeiras, preferem o sistema público de saúde, mas é importante frisar que a saúde pública em Portugal não é gratuita, portanto, a maioria dos procedimentos e das consultas são pagas. A diferença é que mesmo pagando por um seguro saúde, o uso do mesmo é coparticipativo, ou seja, também terá de pagar algum valor para cada consulta ou procedimento.

O transporte em Portugal varia de cidade para cidade, mas no geral, quem quer morar em Portugal vai contar com redes de metrô, ônibus, trens (comboios) e elétricos no sistema público de transporte. Há ainda a opção de táxi, o transporte privado e em casos de distâncias menores se torna totalmente possível optar por ir a pé ou de bicicleta, seja para o trabalho ou universidade.

Diferentemente do Brasil, a segurança pública em Portugal tem excelentes níveis de satisfação. Segundo pesquisas, o nível de segurança que se sente para se caminhar sozinho de dia em Portugal é muito alto e de noite é alto. De acordo com o Relatório Anual de Criminalidade, a criminalidade continua a descer, mas a violência doméstica sobe e é um dos problemas mais graves a nível de segurança em Portugal.

O que não se pode negar, é que uma mudança tão drástica, seja para qual país for, sempre precisará de muita reflexão e planejamento. Em geral, Portugal tem atraído brasileiros que querem sair do Brasil, juntar dinheiro, e ter uma entrada mais facilitada na Europa, no entanto, é preciso estar atento a todas as questões, isto é, olhar não somente para os pontos positivos do país, mas também os negativos.

(Foto: Divulgação)

Destaques Mundo Últimas Notícias , , , ,

Related Posts