População de Potirendaba não faz ‘lição de casa’ e 1º dia de coleta seletiva é um fiasco

Posted by at 16:18 Comments Print

Animais mortos, mochilas e até pneus. Esses foram apenas alguns dos detritos que a população de Potirendaba descartou no primeiro dia da Coleta Seletiva na cidade. A partir de ontem, dia 9, a coleta do lixo do município passou a ser realizada durante o período noturno, com o objetivo de otimizar o sistema e melhorar o fluxo do trânsito, principalmente na área central.

Na última semana, dois sacos transparentes foram distribuídos para cada casa, junto com um panfleto explicativo, com o objetivo de auxiliar os moradores a realizarem a separação do lixo orgânico e reciclável. De segunda, quarta e sexta está sendo recolhido o lixo orgânico. Já nas terças e quintas o lixo reciclável. A proposta da prefeitura era de que o morador que não realizasse a separação, não teria o lixo coletado pelo caminhão.

Porém, nada disso aconteceu. Os moradores continuam utilizando sacos de lixo preto e sacolas para embalar o lixo. Em uma rua percorrida pela Gazeta durante à noite, até animal morto dentro da lixeira nossa equipe encontrou. Segundo a prefeitura, o sistema de coleta de animais mortos pode ser feito pela Vigilância Sanitária da cidade. ou levado até a própria Usina de Reciclagem, onde há local específico destinado para o enterro.

De acordo com o coordenador do meio ambiente do município, Nilmar Scarpelli, como foi o primeiro dia de coleta, as pessoas ainda não se adaptaram. “É tudo uma questão de tempo. Implantamos agora e vamos ter que ir adaptando o sistema juntamente com a população”, disse.

A prefeita da cidade, Gislaine Franzotti, disse que a coleta de todo o tipo de material não era para ter acontecido. “Essa é a primeira semana da campanha e estamos coletando de acordo com os dias da coleta seletiva do lixo. O que houve nessa segunda-feira foi uma exceção e não voltará acontecer sob penalidade administrativa do funcionário ou responsável”, disse.

LIXO RECICLÁVEL: Papéis, papelão, jornais, revistas, metais, alumínios, cobre, sucatas, copos de metal e de vidro, plásticos e garrafas PET e de vidro, brinquedos e utensílios domésticos quebrados.

LIXO ORGÂNICO/COMUM: Papéis higiênicos, guardanapos, lenços de papel, absorvente, fraldas descartáveis, restos de alimentos, restos de vegetais e frutas, cortes de grama, folhas, cinzas e esponjas de aço.

A assessoria de imprensa da prefeitura disse por telefone que a população continuará recebendo da prefeitura sacos de lixo transparente para realizar a separação do lixo em casa.

(Fotos: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias , , , , ,

Related Posts