Polícia investiga incêndio que causou mais de R$ 100 mil de prejuízo em propriedades rurais de Potirendaba

Posted by at 19:36 Comments Print

A Polícia Civil de Potirendaba deve começar investigar já nos próximos dias as possíveis causas de um grande incêndio que destruiu mais de 170 hectares de pastagem e área de preservação permanente na última segunda-feira (28). A estimativa de donos de propriedades rurais atingidas é de que os prejuízos ultrapassem a casa dos R$ 100 mil.

As causas das chamas que começaram em um canavial da Usina São Domingos de Catanduva, segundo os donos de sítios próximos podem ter sido criminosas. Dezenas de metros quadrados de pastagem e uma grande área de preservação permanente foram destruídas pelo fogo. 11 postes de energia elétrica precisaram ser trocados por causa da queimada. Cobras, abelhas, macacos e diversos outros animais não conseguiram escapar e morreram.

O prejuízo para o produtor rural, Marcos Furlan, foi ainda maior. Além do pouco pasto que restava e que servia para alimentar as mais de 180 cabeças de gado, as 450 toneladas de cilo que estavam estocadas, também foram queimadas. O alimento, segundo ele, seria suficiente para tratar os animais para os próximos 90 dias.

Nem os dois hectares de cana que estavam plantados escaparam do fogo. “Agora sem pasto, sem cana e sem o cilo, vou dar o que para o gado”, questiona Marcos. Furlan conta que entrou em contato com representantes da usina São Domingos pedindo que a empresa doe para ele, pelo menos, 90 toneladas de cana para alimentar os animais.

“Eu não coloco a culpa na usina, mas se ela (empresa) tivesse feito a parte dela limpando as laterais dos canaviais, etc, o fogo não teria vindo para a minha propriedade”, conta Marcos que teve 95% do sítio queimado.

Ao lado do sítio dele, uma grande área de preservação permanente foi totalmente destruída pelas chamas. Vários animais, como macacos, não conseguiram sair a tempo e morreram queimados.

(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)

Cidades Destaques Últimas Notícias

Related Posts