Poço profundo de Potirendaba começa a jorrar água e abastecer população

Posted by at 12:36 Comments Print

Quase três anos depois o poço profundo de Potirendaba finalmente começou a jorrar água nos reservatórios do Saneamento de Água e Esgoto do município (SAEP) nesta sexta-feira (17/05/2019). O local antes passa por limpezas e testes.

Quem passa pela rua Tiradentes fica assustado ao ver o alto volume de água limpa jorrando no meio da rua, mas o desperdício momentâneo é necessário, pois está sendo realizada a limpeza da tubulação para iniciar o abastecimento dos reservatórios. A promessa é de que a obra acabe de vez com a falta de água no município pelos próximos 25 anos.

São 150 mil litros de água por hora que chegam até os reservatórios do Saep no Centro da cidade. O local é responsável por abastecer os mais de 17 mil moradores das quase 8 mil residências.

De acordo com o departamento, durante todo o dia a tubulação do poço passará por limpeza e a água que está saindo ainda não está pronta para consumo. Após a realização da limpeza, novas análises serão realizadas e então o abastecimento iniciado.

POÇO PROFUNDO

O poço profundo é uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) junto com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Iniciada em outubro de 2015, a obra que custou R$ 2,3 milhões deveria ter sido entregue em abril de 2016, mas por falta de repasses, a empresa abandonou a obra e só finalizou em 2018.

Poços como estes só são liberados para cidades com mais de 50 mil habitantes, mas a então prefeita da época, Gislaine Franzotti, conquistou a obra junto à Funasa. Potirendaba tem pouco mais de 16 mil moradores e sofre com problemas de falta d’água. O município possui 23 poços em funcionamento, sendo que oito desses foram construídos nos últimos oito anos.

(Foto: Divulgação)

Cidades Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts