Para a nossa tristeza

Posted by at 12:00 Comments Print

América e Rio Preto caíram juntos para a Série A-3 do Campeonato Paulista. As circunstâncias dos dois rebaixamentos foram bem dolorosas, mas não é exatamente disso que eu pretendo falar neste texto.

Em 2010, pesquisando para a realização de um trabalho de faculdade, percebi que os dois clubes estavam entre as piores médias de público da A-2. O próprio clássico da cidade teve menos de mil pagantes. Isso porque ambos estavam no meio da tabela e não na zona de rebaixamento, algo bem diferente da edição atual.

Diante disso, faço as seguintes perguntas aos amigos da região: vocês têm algum interesse nos clubes daqui? O produto oferecido por eles (ou seja, o jogo) é atrativo? Você já notou alguma mobilização, comoção da cidade em torno do futebol local?

Agora, as questões são para as pessoas mais envolvidas com as agremiações: de que forma vocês pretendem resgatar América e Rio Preto desta posição incômoda? Como atrair público ao estádio novamente? Qual a sua avaliação da administração de cada clube?

Meu objetivo não é procurar culpados, mas estimular a reflexão de todos que se importam com a situação. O futebol de São José do Rio Preto, até ontem, era um castelo de cartas. A queda era o destino certo. Foi logo no 1º de abril, mas não é mentira.

Na tal pesquisa que citei no início do texto, pude conhecer melhor tanto América como Rio Preto, a história de cada um e a rivalidade. Depois deste contato, não dá para encarar o duplo rebaixamento como algo natural. Lamento muito pelos torcedores de verdade, sejam eles rubros ou alviverdes.

Leonardo Sobral é jornalista e um especialista apaixonado por esporte.

(Foto: Divulgação América)

Esportes Últimas Notícias , ,

Related Posts