Papa ‘pisa’ no Brasil com onda de protestos e também aclamado por milhares de pessoas

Posted by at 20:03 Comments Print

Recebido por dezenas de milhares de pessoas, o papa Francisco chegou ao Brasil na tarde desta segunda-feira (22). Marcada com protestos de vários brasileiros, a visita da autoridade máxima da Igreja Católica entrará para a história, onde pela primeira vez um papa quebrou todos os protocolos e deu um “baile” na equipe de seguranças que protegia a santidade.

Em sua primeira manifestação pública no Brasil, o papa afirmou que pretende transferir “à inteira nação brasileira” o seu afeto durante sua estada no País, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude de 2013. Em discurso proferido no Palácio da Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro, o Pontífice afirmou que sua missão é levar a palavra de Jesus Cristo aos jovens de todo o mundo.

“Peço licença para entrar e transcorrer esta semana com vocês. Não tenho ouro nem prata, mas trago o que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo! Venho em seu Nome, para alimentar a chama de amor fraterno que arde em cada coração; e desejo que chegue a todos e a cada um a minha saudação: ‘A paz de Cristo esteja com vocês!'”, disse Francisco, diante da presidente Dilma Rousseff, do governador do Rio, Sérgio Cabral, e diversas autoridades do Brasil e da Igreja Católica.

O papa argentino comemorou o fato de que sua primeira viagem internacional tenha tido a América Latina como destino. “Quis Deus na sua amorosa providência que a primeira viagem internacional do meu pontificado me consentisse voltar à amada América Latina, precisamente ao Brasil, nação que se gloria de seus sólidos laços com a Sé Apostólica e dos profundos sentimentos de fé e amizade que sempre a uniram de modo singular ao Sucesso de Pedro”, discursou.

Francisco destacou o caráter heterogêneo do evento, que une jovens de todos os cantos do mundo. “O motivo principal da minha presença no Brasil, como é sabido, transcende suas fronteiras. Vim para a Jornada Mundial da Juventude. Vim para encontrar jovens que vieram de todo o mundo, atraídos pelos braços abertos do Cristo Redentor. Eles querem agasalhar-se no seu braço para, junto do seu coração, ouvir de novo o potente e claro chamado: ‘ide e fazei discípulos em todas as nações'”, citou.

O patriarca também recorreu a um dito brasileiro para defender a proteção da juventude. “Os pais usam dizer por aqui: ‘os filhos são a menina dos nossos olhos’. Que bela expressão da sabedoria brasileira que aplica aos jovens a imagem da pupila dos olhos, janela pela qual entra a luz regalando-nos o milagre da visão! O que vai ser de nós, se não tomarmos conta dos nossos olhos? Como haveremos de seguir em frente? O meu auspício é que, nesta semana, cada um de nós se deixe interpelar por esta desafiadora pergunta”, disse Francisco.

Por fim, Francisco agradeceu o acolhimento e estendeu seu afeto a toda a população brasileira. “Peço a todos a delicadeza da atenção e, se possível, a necessária empatia para estabelecer um diálogo de amigos. Nesta hora, os braços do Papa se alargam para abraçar a inteira nação brasileira, na sua complexa riqueza humana, cultural e religiosa. Desde a Amazônia até os pampas, dos sertões até o Pantanal, dos vilarejos até as metrópoles, ninguém se sinta excluído do afeto do Papa”, afirmou.

(Informações e fotos: Portal Terra)

Destaques Mundo Últimas Notícias , , ,

Related Posts