Pacientes de Urupês (SP) com COVID-19 já estão curados

Posted by at 12:10 Comments Print

Os quatro pacientes diagnosticados com COVID-19, em Urupês (SP), receberam alta nesta quinta-feira (21/05/2020), pela Coordenadoria de Saúde. Após passar por um período de isolamento domiciliar de 14 dias, eles já podem ser considerados curados da doença.

De acordo com o médico infectologista do Hospital Emílio Carlos e médico do Sistema de Saúde de Urupês, Silvio Ribeiro, existem vários critérios que são utilizados para dar alta a um paciente diagnosticado com COVID-19.

“O mais utilizado é o critério clínico; ou seja, a partir de 14 dias após o início dos primeiros sintomas e, se nas últimas 72h, o paciente não apresentar mais sintomas, nós podemos considerar que ele está curado e não transmite a doença para outras pessoas”, diz o profissional.

Ainda de acordo com o médico, este critério clínico é um protocolo do Ministério da Saúde, baseado em estudos internacionais e que não há necessidade de a população ficar apreensiva em conviver com essas pessoas. Ainda assim, o médico reforça a importância do isolamento social, uso de máscaras, da utilização de álcool em gel e da higienização das mãos.

Caso moradores identifiquem o surgimento de sintomas como tosse, febre, fadiga, tremores e calafrios que não somem, dores musculares, dores de cabeça, dores de garganta, perda recente de olfato ou paladar devem informar o Sistema de Saúde da cidade. Casos urgentes devem se dirigir ao Pronto Socorro Municipal, localizado no Hospital São Lourenço.

(Foto: Divulgação)

Cidades Covid-19 Destaques Últimas Notícias , ,

Related Posts