Pacientes com COVID-19 serão identificados com pulseiras em Tabapuã (SP)
Posted by Luiz Aranha at 7:54
Quarta-feira, 07 de abril de 2021
Pacientes com suspeita ou infectados com COVID-19 serão identificados através de pulseiras, em Tabapuã (SP). A medida entrou em vigor nesta última terça-feira (06/04/2021), e prevê multa de R$ 300,00 para quem desrespeitar.
O decreto municipal publicado no último dia 23/03, estabeleceu a identificação de pacientes suspeitos ou infectados com o coronavírus com pulseiras coloridas. Ao procurar atendimento com sintomas da doença, o cidadão receberá uma pulseira de cor amarela, que poderá ser substituída por uma da cor vermelha, caso o teste laboratorial comprove a infecção.
As pulseiras indicam que aquele paciente deverá permanecer em isolamento até receber alta e somente o médico responsável poderá recolher a identificação. A prefeitura prevê uma multa de R$ 300 caso o paciente retire a pulseira por conta própria.
A autuação será dada, caso o cidadão seja flagrado em locais públicos, violando o isolamento. Fotos e vídeos poderão ser usados para comprovar o descumprimento do decreto municipal.
Até o último boletim epidemiológico divulgado dia 05/04, Tabapuã possuía 931 casos positivos e 28 mortes provocadas pela doença. 72 pacientes estão em isolamento domiciliar e 9 internados. Do total, 262 estão em isolamento por suspeita da doença ou por ter tido contato com algum paciente infectado.
Segundo o Coordenador de Saúde da cidade, Fernando Fachin Franzoti, a medida foi tomada devido ao descumprimento de isolamento social de pessoas infectadas com a doença.
“Muitos pacientes com suspeita ou positivas com a doença infelizmente não estão cumprindo o isolamento social e isso faz com que o outras pessoas sejam contaminadas. Essa medida é para evitar esse desrespeito e pedimos, encarecidamente, a colaboração de todos nesse momento tão difícil”, explica.
O paciente que desrespeita o isolamento social comete crime contra a saúde pública, conduta prevista no artigo 131 do Código Penal, com pena prevista de prisão de um mês a um ano.
Além das pulseiras, a prefeitura intensificou a fiscalização de comércio, chácaras, residências e demais localidades do município. Tabapuã sofre com o avanço da doença, onde uma idosa, de 73 anos, infelizmente acabou morrendo no hospital da cidade por falta de vaga em leito de UTI.
A Gazeta do Interior não autoriza a reprodução de qualquer conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso sem autorização prévia.
(Foto: Luiz Aranha/Gazeta do Interior)
Related Posts
-
Filha e netos agridem idosa e furtam gado de sua propriedade rural
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
22 Apr , at 8:26 AM
-
Homem é encontrado morto no Rio Tietê em Sales (SP)
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
21 Apr , at 12:41 PM
-
Potirendaba (SP) reduz quase 90% número de pacientes em tratamento contra COVID-19
~ Cidades, Covid-19, Destaques, Últimas Notícias
20 Apr , at 12:38 PM
-
Univesp abre inscrição para cursos gratuitos em quatro cidades da Gazeta
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
20 Apr , at 9:41 AM
-
Dona de bar é presa com 8 tijolos de maconha dentro do carro em São José do Rio Preto (SP)
~ Cidades, Destaques, Últimas Notícias
20 Apr , at 9:18 AM